Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Raio mata foliões em trio elétrico durante Carnaval 2023 no Brasil #boato

Raio mata foliões em trio elétrico durante Carnaval 2023 no Brasil #boato

Raio mata foliões em trio elétrico durante Carnaval 2023 no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que um raio caiu dos céus a matou diversos foliões em trio elétrico durante o Carnaval de 2023. Vídeo é de Aracaju, Rio de Janeiro e Recife.

Estamos vendo com uma certa intensidade o compartilhamento de mensagens de grandes tragédias por parte de pessoas que não nutrem simpatia pelo Carnaval. A última das histórias aponta para algo que teria ocorrido no Carnaval de 2023.

O vídeo (que não será exibido aqui) mostra um trio elétrico se apresentando e sendo interrompido por um grande estrondo e clarão. Em seguida, o vídeo mostra diversas pessoas caídas e inconscientes.

Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que o vídeo é de 2023 (há versões que falam em Aracaju, em Recife e no Rio de Janeiro) e que o acidente teria sido causado por um raio. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Um raio dos céus aparece do nada e mata vários foliões no carnaval!! Versão 2: Tempos difíceis e ainda há pessoas que procuram ? Prá quem gosta de ir pro carnaval debaixo de chuva….olha só. Um raio atingiu uns foliões Versão 3: Um fato aconteceu no Carnaval do Rio de Janeiro, um raio atingiu vários foliões. Veja Sem mais informações até o momento. Versão 4: Carnaval de Aracaju, raio atingiu várias pessoas.

Raio atinge e mata foliões durante Carnaval 2023 no Brasil?

O que não faltou foi gente se aproveitando do vídeo e das mensagens para falar em coisas como “fúria divina”, “castigo de Deus” e outras sandices que mostram que tem gente que precisa melhorar muito para ser ruim. Para piorar, os comentários são baseados em uma fake news.

O histórico recente de fake news sobre “coisas terríveis” que teriam ocorrido no Carnaval de 2023 (temos dois exemplos aqui e aqui) já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. O fato das mensagens terem um caráter contraditório (afinal, foi onde que ocorreu) e ter características de fake news só piora o quadro.

Ao procurar por notícias sobre a tragédia (que viraria manchete em toda mídia do Brasil) nada encontramos. Ao buscar pelo vídeo, descobrimos que, assim como nos outros casos citados, a história em questão é falsa.

Na realidade, o vídeo é referente a uma tragédia que ocorreu em 2011 na cidade de Bandeira do Sul (em Minas Gerais). Na ocasião, um trio elétrico estava andando pela cidade quando serpentinas laminadas atingiram a rede elétrica. Um fio energizado atingiu o chão e vitimou foliões. Ao todo, 16 pessoas morreram e 55 ficaram feridas.

Resumindo: nem foi um raio, nem foi no Carnaval de 2023, tampouco foi em Aracaju ou Rio de Janeiro. A história que circula na internet e aponta para a tragédia neste ano é falsa e o vídeo utilizado é antigo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso