Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Porta dos Fundos e Fábio Porchat admitem que recebem fortuna da Lei Rouanet #boato

Porta dos Fundos e Fábio Porchat admitem que recebem fortuna da Lei Rouanet #boato

Porta dos Fundos e Fábio Porchat admitem que recebem fortuna da Lei Rouanet, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra Fábio Porchat e outros integrantes do Porta dos Fundos admitindo que recebem uma fortuna da Lei Rouanet e que por isso apoiam o PT.

Temos visto (como apontamos no último A Semana em Fakes) que a classe artística tem virado alvo de diversas fake news nos últimos dias. A última que vimos aponta para uma “denúncia bombástica” contra o grupo Porta dos Fundos e, mais diretamente, a Fábio Porchat.

De acordo com um vídeo que circula na internet, foi descoberto o esquema da Lei Rouanet que financia o grupo e faz todos favorecerem automaticamente o PT e a CUT. O vídeo você vê mais abaixo, mas a mensagem que circula é a seguinte:

Porta dos fundos, mamando na Lei Rouanet.Bendita internet! Encontrei este vídeo do humorista Fábio Porchat, quem diria heim. Por isso eu pago a internet. Bendito Porchat lembrando do que era a Rouanet.

Porta dos Fundos e Fábio Porchat admitem que recebem fortuna da Lei Rouanet?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A gente sempre aponta que, por vezes, é necessário explicar o óbvio (também faz parte do ônus de se desmentir fake news). E cá estamos para apontar para este óbvio. O vídeo nada tem a ver com “prova” de que Fábio Porchat e o Porta dos Fundos “mamam na Lei Rouanet”.

O histórico de fake news de “artistas” que mamam na Lei Rouanet já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam online são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que comprove a informação.

Além disso, já desmentimos diversas fake news sobre “artistas” que teriam enchido os bolsos com a Lei Rouanet. Só para citar alguns exemplos, desmentimos boatos que citavam o nome de Maria Flor, Luciano Huck e da própria Globo.

Ao procurar por informações sobre a mamata do Porta dos Fundos e do próprio Porchat (que já foi alvo de uma fake news parecida), nada encontramos em fontes confiáveis. O que achamos foi o vídeo em questão. Ao contrário do que sugere a mensagem, não se trata de uma confissão e sim de vídeo que faz uma ironia justamente com os comentários falsos sobre artistas, esquerda e financiamento. Assista ao vídeo original:

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Porta dos Fundos admitiu que recebe (junto com Fábio Porchat) uma fortuna da Lei Rouanet. O vídeo em questão não passa de uma ironia gravada há alguns anos e não tem nada de admissão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso