Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Pedro Bial grava áudio sobre posse de Haddad e pede voto útil para Bolsonaro #boato

Pedro Bial grava áudio sobre posse de Haddad e pede voto útil para Bolsonaro #boato

Boato – Apresentador Pedro Bial gravou um áudio descrevendo como seria o pesadelo da posse de Haddad para pedir “voto útil” de isentões em Bolsonaro.

Há poucas horas, o Boatos.org desmentiu um áudio que dava conta de que o ator Nelson Freitas teria gravado um áudio descrevendo os horrores da posse de Haddad e pedindo o voto útil em Bolsonaro. Agora vamos falar do mesmo arquivo só que com um “autor” diferente.

De acordo com mensagens que viralizaram no WhatsApp, a pessoa que gravou o áudio no “zapzap” é o jornalista Pedro Bial, atualmente apresentador do programa Conversa Com Bial.

Na gravação, que é acompanhada da mensagem “apelo do jornalista Pedro Bial, contrariando a Rede Globo manda seu recado ao país”, ele descreve Haddad tomando posse, diversos políticos (como Evo Morales e Maduro) na cerimônia, feministas nuas, grupos LGBT, sindicalistas etc.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Ao final da gravação, o Bial teria dado uma “bronca” nos isentões que desejam votar em João Amoêdo ou em Álvaro Dias e pede o voto em Bolsonaro para que a cena seja evitada. Leia a transcrição do áudio e escute o arquivo.

Transcrição: Imagine-se no primeiro dia de janeiro de 2019. Neste macabro dia, você está assistindo atônito pela TV de sua casa a posse do Haddad como novo presidente do Brasil. Neste exato momento você percebe que, no mesmo palanque estão: Dilma Rousseff, José Dirceu, Lindenberg, Gleisi, Boulos, Stedile, FHC, Ciro, Marina, entre outros, além de personalidades internacionais como o Maduro e Evo Morales. Abalado, você ouve a primeira declaração do novo presidente, enaltecendo o herói ,Lula, e proclamando sua liberdade e sem sentir o mínimo de vergonha, declara o detento como o novo e verdadeiro presidente do país.

Em rápidos e constantes flashes são noticiadas as festas espalhadas pelo Brasil por pessoas com suas camisetas e bandeiras vermelhas que sorriem e debocham dos vencidos opositores. Feministas dançam nuas pelas ruas com os dizeres “Lula Livre” pintado em seus corpos. A comunidade LGBT e sindicalistas levam carros de som para as ruas e orquestram um tipo de “parada” fora de época.

Com tristeza você relembra de todos os manifestos que participou contra os mandos do governo petista, contra a perpetuação da miséria, contra o aparelhamento total do estado e contra a corrupção. Não se conformando com a volta do poder para as mãos dos grandes compadres do petismo, você, o ISENTÃO ou aquele que, mesmo avisado, votou no AMOEDO , no ALVARO, vai sentir o arrependimento da sua INÉRCIA ou do DESPERDÍCIO do seu voto. Porém, agoraNADAmais pode ser feito! Um viva a república socialista do Brasil. Estão avisados!

Pedro Bial gravou áudio sobre posse de Haddad e pedindo voto útil para Bolsonaro?

Assim como no caso que descreve o áudio atribuído a Nelson Freitas, a história que apontava que Bial teria feito uma “crônica” da posse de Haddad circulou por aí. Obviamente, a história (assim como no caso do ator) é falsa.

Não faz muito tempo que nós desmentimos uma sequência de fake news muito parecida com essa. Na primeira versão, um áudio era atribuído ao padre Marcelo Rossi. No primeiro caso, a voz até que era parecida com a dele. Na segunda versão, a história passou a ser atribuída ao padre Fábio de Melo (que não tem nada a ver com a voz). Hoje aconteceu o mesmo.

A voz até pode “enganar” como se fosse do ator Nelson Freitas (tem que forçar a barra), mas de jeito nenhum é de Pedro Bial. O timbre de voz é totalmente diferente. Mas os motivos não param por aí.

Além disso, o texto (sem o áudio) já tinha circulado na internet (antes mesmo da versão Nelson Freitas) como um “texto anônimo”. Alguém famoso pegar e gravar algo que já estava na internet é, no mínimo, falta de criatividade. Não faz muito sentido seja com o ator ou com Pedro Bial.

O segundo ponto está na lógica. No áudio, é claro que a pessoa não fala para uma pessoa e sim para “o público”. Com tantas redes sociais para divulgar isso em vídeo por que a pessoa escolheria um “áudio do WhatsApp” para “soltar a bomba”? Continua não fazendo muito sentido.

Só para ter certeza, resolvemos buscar por mais informações sobre o áudio nas redes sociais de Pedro Bial ou mesmo na mídia e nada encontramos. Se fosse real, já teria virado notícia até porque uma opinião como Bial teria um grande peso.

Resumindo: o áudio que está circulando não foi gravado pelo apresentador Pedro Bial. Além da voz não ser dele, o texto nasceu anônimo, o áudio fez parte de outro boato e não há nada que comprove que o jornalista tem um posicionamento tão favorável ao candidato do PSL.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.