Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Paródia de Bella Ciao que viralizou como “novo hino da direita internacional” é, na realidade, música de campanha ambientalista

Paródia de Bella Ciao que viralizou como “novo hino da direita internacional” é, na realidade, música de campanha ambientalista

Música paródia de Bella Ciao é o novo hino da direita internacional, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O novo hino da direita internacional é uma música que é paródia de Bella Ciao, famosa no seriado La Casa de Papel.

  Introdução

O que não tem faltado na internet em termos de desinformação são músicas sendo utilizadas fora de seu contexto original. A última das histórias que vimos aponta para o que seria um “novo hino da direita internacional”.

No vídeo, é cantada uma paródia da música Bella Ciao, por uma multidão. Junto ao vídeo, é dito que “o planeta acordou” e “percebeu o mal que a esquerda fez no mundo”. Leia a mensagem e assista ao vídeo:

ESSA MÚSICA TÁ SENDO CANTADA NO MUNDO INTEIRO. UM VERDADEIRO LEVANTE DA DIREITA INTERNACIONAL! E TÁ VIRANDO UM HINO MUNDIAL. O PLANETA ACORDOU, E PERCEBEU O MAL QUE A ESQUERDA FAZ NAS VIDAS DOS SERES HUMANOS. COMPARTILHEM ATÉ DOER O DEDO..❤️❤️❤️🇧🇷🇧🇷🇧🇷👏👏👏👏👏👏🙏🙏🙏🇧🇷🇧🇷❤️❤

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

  Análise

Vimos a mensagem circulando (da mesma forma) por redes sociais como, por exemplo, o Twitter, Facebook, TikTok e, claro, no WhatsApp. O texto, assim como um “bom boato”, tem algumas características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Como falamos no início do texto, não é incomum que músicas sejam utilizadas erroneamente em fake news políticas na internet. Já teve fake news que utilizaram o nome de Amado Batista, Zé Ramalho e até uma banda da Coreia do Norte.

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) Qual é a música que está sendo executada no vídeo em questão? 2) A paródia de Bella Ciao é, de fato, um hino da direita internacional? 3) Bella Ciao é um “hino da direita internacional”?

Checagem

Qual é a música que está sendo executada no vídeo em questão?

Fizemos uma busca pela letra de música em questão se chama Do it Now (algo como “Faça isso Agora”). Ela fez parte de uma campanha na Bélgica com mais de 80 mil pessoas em 180 cidades. A adaptação da música foi feita pelo cantor Stef Kamil Carlens em 2012.

A paródia de Bella Ciao é, de fato, um hino da direita internacional?

De forma alguma. A letra da música fala sobre mudanças climáticas e que devemos agir para que o aquecimento global não avance. Em nenhum trecho há ataques contra a esquerda.

Vale lembrar que a direita internacional mais radical costuma ser negacionista em relação à questão das mudanças climáticas e aquecimento global. Ou seja: a pauta não é “da direita”.

Bella Ciao é um “hino da direita internacional”?

Lembramos, ainda, que a melodia original é de Bella Ciao. A música italiana é considerada um hino antifascista. A pauta, diga-se de passagem, é da esquerda. Ou seja: também não é um hino da direita.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a música que é uma paródia da canção Bella Ciao seja um “hino da direita internacional”. A canção foi criada em uma campanha contra mudanças climáticas e é derivada de um “hino da esquerda”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm