Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Moranbong Band da Coreia do Norte toca música I Want to Break Free, do Queen, em apresentação #boato

Moranbong Band da Coreia do Norte toca música I Want to Break Free, do Queen, em apresentação #boato

Moranbong Band da Coreia do Norte toca música I Want to Break Free, do Queen, em apresentação, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Sob a presença de Kim Jong-Un, a Moranbong Band, banda da Coreia do Norte, executou a música I Want to Break Free. Vídeo mostra a apresentação em questão.

Já é sabido que o regime da Coreia do Norte é um dos mais fechados do mundo. Mesmo com todo este quadro, o país ainda tem alguns laços como o ocidente. E, de acordo com uma mensagem que circula online, um deles é com a banda inglesa Queen.

Um vídeo da Moranbong Band, banda feminina norte-coreana, executando a música I Want To Break Free na presença de Kim Jong-Un está circulando na internet junto com a descrição de que era uma “rara apresentação” no país. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Não dá para acreditar! Coreia do Norte ?!!! Estão cantando na frente do gordinho ditador Queen em inglês e a música é I Want to Break Free ( Eu Quero me Libertar ). Versão 2: Sim, é na Coreia do Norte. E estão a cantar “I want to break free” (Quero libertar-me) dos Queen, uma banda do ocidente fascista e decadente. O grande boi, o Líder Supremo, está na plateia a bater palminhas. O Freddie Mercury só pode estar a rir-se …

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 3: Nem em seus maiores sonhos, Freddy Mercury e os demais integrantes da banda QUEEN imaginariam um acontecimento como este Versão 4: Eu quero me libertar” (Queen) Interpretado pelo grupo norte-coreano ‘Moranbong Band’. … Acho que Freddie Mercury nunca poderia ter imaginado este desempenho.

Moranbong Band da Coreia do Norte toca música I Want to Break Free, do Queen, em apresentação?

Vamos combinar: o vídeo é muito bem feito. Qualidade estética à parte, é falso que a banda da Coreia do Norte tocou a música do Queen no vídeo em questão. Na realidade, o que houve foi uma montagem em cima de uma apresentação real.

Não é de hoje que vídeos (a maioria mais mal feitos) sobre a “execução de canções” são desmentidas no Boatos.org. Por exemplo, teve uma história que apontava para uma performance de Fred Astaire de forró e da torcida do Brasil citando Lula.

Desconfiados, fomos buscar pelo conteúdo em questão. Descobrimos que ele foi criado em um canal do YouTube chamado Lars Von Retriever, que é um trocadilho com o nome Lars Von Trier, vocalista do Metallica, cineasta dinamarquês (muito obrigado aos leitores que nos alertaram do erro). A página tem a seguinte descrição: “O canal oficial de universos paralelos e realidades alternativas. Faça a América Metal Novamente!”.

Ao olhar o canal, descobrimos que, na realidade, o canal em questão é especializado em montagens de vídeos relacionados a música (principalmente rock e metal). Resolvemos, então, prestar atenção no vídeo e conseguimos perceber que, em alguns momentos, não há sincronia entra a vocalista e a música.

Ao buscar mais detalhes, descobrimos alguns desmentidos sobre o assunto. Um deles é do Newschecker, da Índia. O site apontou que as imagens foram retiradas de uma apresentação do Moranbong Band de 2017. Veja o vídeo original e, se tiver paciência, vai poder ver os trechos retirados:

Resumindo: é falso que uma banda na Coreia do Norte executou a música I Want To Break Free, do Queen, em um vídeo. A apresentação da Moranbong Band é de outra música e nada tem a ver com a banda inglesa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso