MC Gui é banido da Disney, encerra carreira, tenta suicídio e perde todos patrocinadores #boato

Boato – Depois de vídeo polêmico gravado nos Estados Unidos, MC Gui foi banido da Disney, perdeu todos os patrocinadores, encerrou a carreira e ainda tentou suicídio.

Na última semana, a carreira (e a vida) do cantor MC Gui virou de pernas para o ar. Depois de comentários infelizes relacionados a uma menina em um parque da Disney, a internet fez o que faz de melhor (dentre outras coisas): o julgou e o crucificou. Não bastasse a polêmica em si, o que não faltou foi notícia falsa relacionada a ele.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2r1oZdp

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Outro dia, o Boatos.org desmentiu a informação que apontava que a cantora Marília Mendonça teria falado que ajudaria no “tratamento da garota com câncer” que foi hostilizada por MC Gui. Na ocasião, deixamos claro que não havia sequer a confirmação de que a menina tinha câncer, que a própria cantora negou tudo e que, ainda por cima, disse que não seria oportunista de “se aproveitar do momento”.

Ao contrário de Marília, o que não tem faltado é gente oportunista lançando informações falsas só para deixar o assunto vivo. O número de fake news relacionadas ao MC Gui é tão grande que vamos desmentir por aqui quatro de uma só vez.

As duas primeiras vieram da mesma fonte (por sinal, o mesmo site que publicou a fake news sobre Marília Mendonça). Uma delas apontava que MC Gui teria perdido todos os patrocinadores. Outra apontava que ele havia sido banido para sempre do Parque da Disney. Leia trechos das duas “notícias”:

1: MC Gui é Banido de entrar nos parques Disney após vídeo que humilhou menina com câncer A Disney anunciou nesta quinta-feira que identificou e baniu de entrar no parque o responsável pelo vídeo zombando de uma menina que estava com peruca por causa do tratamento contra o câncer. O funkeiro homem foi banido de entrar nos parques da Disney. A decisão foi tomada pela Walt Disney World Resort, após denúncias do caso em suas redes sociais.

A viagem que MC Gui fez a Disney, nos Estados Unidos, não foi tão feliz: após uma postagem sem graça nos stories do Instagram, zombando de uma menina que estava com peruca, a internet não perdoou. O rapaz apagou o post, mas já era tarde, pois muita gente percebeu que o que ele estava fazendo era bullying e a história só piora porque a criança foi identificada e teria câncer. […]

2: MC Gui perde todos os patrocinadores após humilhar menina com câncer Massacrado nas redes sociais após debochar da aparência de uma criança na Disney, cantor perde shows e patrocinadores e coloca a culpa na mídia. Quanto mais fala mais MC Gui se complica. O cantor já começou a sentir no bolso o prejuízo de ter a imagem atrelada a prática de bullying com uma criança na Disney. MC Gui virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais no Brasil e já está perdendo shows e patrocinadores após se envolver em uma grande polêmica .[…]

Além dessas duas notícias, outro “par” surgiu em redes sociais. Em uma delas, foi publicado que MC Gui decidiu “encerrar a carreira” e que fez isso por meio de comunicado da assessoria de imprensa. Outra vai além: diz que o cantor havia até tentado se matar após toda a repercussão da história. Confira as duas versões das “bombas”:

3: O funkeiro MC Gui declara que “encerra carreira” após vídeo polêmico Se a internet pode te trazer fama e dinheiro, ela também pode te tirar tudo isso em um piscar de olhos. Basta uma atitude infeliz, um comentário maldoso, milhares de compartilhamentos… e pronto, está tudo acabado!

O funkeiro MC Gui, por meio de sua assessoria de imprensa, declarou que vai encerrar sua carreira por tempo indeterminado para aprender a amadurecer. E a atitude veio logo após um vídeo, onde o cantor aparece zombando da aparência de uma criança que tem câncer, viralizar na web. […]

4: MC GUI TENTA SUICÍDIO APÓS POLÊMICA COM CRIANÇAS COM CÂNCER […] Neste sábado, 26 de outubro, um boato envolvendo o funkeiro se espalhou como uma bomba. A informação vinculada por vários portais de notícias de fofoca no Instagram dava conta que MC Gui havia tentando suicídio após ingerir veneno para matar rato. Vários internautas ficaram horrorizados com a informação e tentaram a todo momento buscar maiores informações a respeito do estado de saúde do jovem cantor. […]

MC Gui foi banido da Disney, encerrou carreira, tentou suicídio e perdeu todos patrocinadores?

Como vocês viram, foi um festival de desinformação sobre o funkeiro. Mas será mesmo que MC Gui foi banido da Disney, encerrou carreira, tentou suicídio e perdeu todos patrocinadores? Das quatro opções, nenhuma é real. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vamos começar com os detalhes em comum em todos os textos. Em todos os casos, a informação surgiu em fontes não confiáveis e, ao buscarmos pela informação real, descobrimos que as fake news são fruto de distorções de coisas que, de fato, ocorreram com o cantor. Dito isso, vamos tratar caso a caso.

Como falamos lá no comecinho desse texto, a história que aponta que MC Gui foi banido da Disney e que ele perdeu todos os patrocinadores surgiu em um site que “adora” compartilhar notícias falsas. De lá já saíram informações falsas relacionadas à cantora Marília Mendonça, ao Flamengo, à menina que atirou em um garimpeiro e até ao ator Kid Bengala.

Ao buscarmos sobre as tais informações, achamos apenas um “abaixo-assinado” pedindo o banimento do cantor na Disney (uau, que punição!) e o cancelamento do patrocínio por parte de uma marca. Tudo que está falando de “já foi banido” ou “perdeu tudo” é o típico “aumenta e inventa”.

Sobre a história de encerrar a carreira, também se trata de um exagero. É fato que a assessoria do cantor publicou uma nota falando que ele deve “se recolher” (não dar entrevistas ou realizar aparições públicas). Mas como vocês podem ver aqui, não há nada sobre “encerrar carreira”. Leia o trecho:

Por isso peço em nome de toda a família aos colegas de imprensa que querem e precisam realizar seus trabalhos assim como eu que assumi a assessoria do cantor, que por favor entendam que nesse momento ele precisa se recolher e se encontrar dentro de si próprio para que possa aprender e amadurecer com todo esse episódio e os danos causados a menina e sua família

Sobre a tentativa de suicídio, a balela é total. Além de não existir qualquer registro da tal tentativa, a foto utilizada em algumas versões do boato é de uma vez que ele um mal-estar e teve que ir para um hospital e um dos sites que publicou a informação a desmentiu posteriormente (inclusive modificando o título da publicação).

Resumindo: sabemos que tem um monte de gente com raiva do MC Gui e até jogando as frustrações das próprias vidas em cima dele. Mas não vai ser com linchamento público e notícias falsas como essas quatro que vocês vão fazer o rapaz (e o mundo) terem ações melhores. Só para ficar bem claro: as histórias que apontam que MC Gui foi banido da Disney, encerrou carreira, tentou suicídio e perdeu todos patrocinadores são balelas e das mais oportunistas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/31veiMZ

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)