Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Maria Bethânia canta jingle para campanha de Lula nas eleições de 2022 #boato

Maria Bethânia canta jingle para campanha de Lula nas eleições de 2022 #boato

Maria Bethânia canta jingle para campanha de Lula nas eleições de 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – “Imagina Lula lá” é um jingle para a pré-campanha de Lula à Presidência, em 2022, e é interpretado por Maria Bethânia. 

A possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorrer nas eleições presidenciais de 2022 tem dividido opiniões. Uns esperam ansiosamente pela candidatura de Lula, outros não querem que essa possibilidade aconteça.

Enquanto as coisas seguem sem definição, as fake news sobre o assunto continuam a causar desinformação e revolta nas redes sociais. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação, Lula teria confirmado sua candidatura à Presidência em 2022.

Segundo a história, a prova seria um jingle que está circulando na internet, que foi intitulado de “Imagina Lula lá” e é interpretado pela cantora Maria Bethânia. Ainda de acordo com a história, o jingle faria parte da pré-campanha de Lula à Presidência. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “Com Maria Bethânia cantando, Lula já está em Pré-Campanha”. Versão 2: “A alegria vai voltar Olha o hino da nova eleição, com Maria Bethania! Emocionante demais!”. Versão 3: “É Lula lá de novo na maravilhosa voz de Maria Bethânia! Jingle de Lula (Pré-Campanha 2022) “Imagina Lula lá””.

Maria Bethânia canta jingle para campanha de Lula nas eleições de 2022?

A informação causou um rebuliço nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Twitter. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da música e pela falta de provas.

Para começo de história, o texto apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, esse tipo de história falsa não é novidade por aqui. Ao longo dos anos, a equipe do Boatos.org desmentiu algumas delas, como a que dizia que Benito di Paula teria feito uma música em homenagem a Bolsonaro. Também a que indicava que Ziggy Marley, filho de Bob Marley, teria cantado a música Lula Livre em homenagem ao ex-presidente e, por fim, a que apontava que Chico Buarque teria escrito a música “Desconstrução”, que fala sobre a prisão de Lula.

Ao procurar por mais informações, descobrimos que, apesar da voz da mulher que canta o jingle lembrar a voz da cantora Maria Bethânia, não se trata da Rainha da MPB. E temos alguns motivos óbvios. O primeiro deles é que, se a interpretação realmente fosse de Maria Bethânia, tanto o PT quanto Lula fariam questão de destacar a homenagem. E não foi o caso, uma vez que o nome da cantora não aparece na publicação oficial da música. Segundo porque Maria Bethânia também não se manifestou sobre o assunto e não teria motivos para esconder tal informação.

Não existe qualquer menção ao intérprete da música ou ao autor, porque se trata de uma peça publicitária. Como é possível ver ao final do vídeo, as imagens não se tratam de um jingle para 2022 (apesar de sugerir tal coisa). Na realidade, o vídeo é uma homenagem aos 76 anos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O próprio PT negou que o jingle teria sido lançado com motivos eleitoreiros. O partido confirmou que o vídeo foi uma homenagem ao aniversário de Lula, que ocorreu no dia 27 de outubro (data do lançamento do jingle).

Em resumo: a história que diz que Maria Bethânia gravou o jingle “Imagina Lula lá”, que lançaria Lula à pré-campanha, em 2022, é falsa! Apesar da voz da mulher lembrar a voz da cantora Maria Bethânia, não se trata da mesma pessoa. Além do PT e do Lula não terem indicado que a Rainha do MPB gravou a canção, a própria Maria Bethânia não se manifestou sobre o assunto. Por fim, o vídeo, na realidade, é uma homenagem aos 76 anos do ex-presidente Lula, que fez aniversário no dia 27 de outubro, data de lançamento do jingle. Ou seja, a história, por enquanto, não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: