Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Ziggy Marley, filho de Bob Marley, canta música Lula Livre em homenagem a Lula #boato

Ziggy Marley, filho de Bob Marley, canta música Lula Livre em homenagem a Lula #boato

Ziggy Marley, filho de Bob Marley, canta música Lula Livre em homenagem a Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O cantor jamaicano Ziggy Marley, filho do lendário Bob Marley, criou um reggae a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A música se chama “Lula Livre”.

No debate político que toma conta na internet o que não falta é gente falando de “aliados” e “inimigos” por aí. E, hoje, até o nome de um grande cantor internacional “entrou na roda”. De acordo com mensagens que circulam online, Ziggy Marley, filho do lendário Bob Marley, criou um reggae em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A música se chamaria Lula Livre e circulou por meio de mensagens como as seguintes: “Filho do Bob Marley Ziggy Marley gravou uma música para a campanha do Lula Livre” e “Ziggy Marley, filho do Bob Marley cantando Lula Livre. #LulaLivre”. Assista ao vídeo que circula online:

Ziggy Marley, filho de Bob Marley, cantou uma música chamada Lula Livre?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Muita gente compartilhou com orgulho a música atribuída ao filho de Bob Marley para Lula. Só há um detalhe em toda essa história: o intérprete da canção Lula Livre não é Ziggy Marley. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando vimos a informação nas redes sociais, ficamos desconfiados por dois motivos: o primeiro está na própria mensagem. Ela tem algumas das principais características de boatos online: é vaga (não diz quando foi a gravação, por exemplo), alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis.

O segundo está no histórico de notícias falsas do gênero. Já falamos aqui, por exemplo, dos “artistas cubanos que teriam apoiado Bolsonaro”, da música de Chico Buarque para Lula e outros tantos.

Já desconfiados da veracidade da informação, fomos buscar por mais detalhes em relação à suposta gravação de Ziggy Marley para Lula. Além de não termos encontrado nada em fontes confiáveis, descobrimos que a própria conta no Facebook do ex-presidente aponta o contrário disso.

Em publicação de 29 de outubro de 2019, a conta do Facebook do ex-presidente apontou que a gravação é do cantor jamaicano Earl Sixteen e que a produção é da Digital Dubs. “#FreeLula em ritmo de reggae. Pra tocar bem alto o som da liberdade. Do jamaicano Earl Sixtieen e a equipe Digital Dubs”, diz a mensagem.

Ao buscar pelo conteúdo, encontramos a publicação da Digital Dubs. Veja o que está escrito: “Lula Livre dubplate – Digitaldubs & Earl Sixteen 2019 Hoje resolvemos liberar um pedaço do dubplate exclusivo que gravamos com o cantor jamaicano Earl Sixteen. Por um julgamento justo e imparcial: #lulalivre! *Música inspirada no tema de Yami Bolo Free Mandela”, diz a descrição do vídeo.

Resumindo: a história que aponta que o cantor jamaicano Ziggy Marley, filho de Bob Marley, gravou uma música em homenagem a Lula é falsa. É mais um boato que viralizou na internet ao relacionar um artista a um político.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/32o6L2N