Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Maju fala que Bolsonaro desgoverna e é respondida por jornalista portuguesa Márcia Rodrigues, da RTP #boato

Maju fala que Bolsonaro desgoverna e é respondida por jornalista portuguesa Márcia Rodrigues, da RTP #boato

Maju fala que Bolsonaro desgoverna e é respondida por jornalista portuguesa Márcia Rodrigues, da RTP, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Márcia Rodrigues, da RTP, responde Maju Coutinho, após a jornalista brasileira afirmar que “Bolsonaro desgoverna” o país,

Desde que assumiu um lugar de prestígio dentro do Jornalismo da Rede Globo, a jornalista Maju Coutinho começou a sofrer vários ataques criminosos de cunho racista, que tentavam menosprezar o bom trabalho realizado por Maju.

Se isso não fosse suficiente, Maju ainda tem sido vítima de inúmeras fake news nas últimas semanas. Tudo começou com a veiculação de uma reportagem, no Jornal Hoje, sobre a atitude do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, de dar aulas durante a pandemia da Covid-19.

Ao final da matéria, Maju soltou o comentário “ah, se todos os presidentes fossem assim, hein?”, o que começou a ser entendido como uma indireta ao presidente do Brasil Jair Bolsonaro. A partir daí, uma história de que uma jornalista portuguesa teria dado uma resposta à Maju Coutinho começou a circular nas redes sociais. Segundo a publicação, a jornalista Márcia Rodrigues, da RTP, teria afirmado não ser respeitoso comparar dois presidentes de países com realidades tão distintas. “Agradecemos o elogio ao nosso presidente mas não é cortês comparar presidentes de países com realidades diferentes”, teria dito ela. Confira:

“PAPELÃO DA MAJÚ. Maju disse ao vivo que “Enquanto o Presidente do Brasil desgoverna, o Presidente de Portugal dá aula de cidadania”. “Agradecemos o elogio ao nosso presidente mas não é cortês comparar presidentes de países com realidades diferentes”, comentou Marcia Rodrigues da RTP”.

Maju falou que Bolsonaro desgoverna e foi respondida por jornalista portuguesa Márcia Rodrigues, da RTP?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A imagem tem circulado nas redes sociais em uma velocidade bastante rápida e caído nas graças de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Mas será que essa história de que Maju Coutinho teria sido respondida pela jornalista Márcia Rodrigues, da RTP, após dizer que Bolsonaro desgoverna o país é verdade? Não!

Vamos aos detalhes! Uma rápida leitura na publicação foi o suficiente para desconfiarmos da veracidade da informação. O texto é vago (não diz quando Maju ou Márcia Rodrigues teriam dito aquilo), bastante alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis (sequer o link do vídeo ou da publicação que poderia provar toda a história).

Além disso, como já dissemos anteriormente, Maju Coutinho tem sido vítima de diversas fake news nos últimos tempos. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras dessas histórias, como a que dizia que Maju Coutinho teria ido à praia com o marido, durante a quarentena, e publicado uma foto. Também a que indicava que Maju Coutinho teria sido demitida da Rede Globo e, por fim, a que apontava que o marido de Maju Coutinho estaria envolvido na operação Lava Jato. A equipe do Boatos.org também já desmentiu inúmeras histórias falsas relacionadas à respostas “de impacto”.

Se isso não fosse suficiente, ao assistir o vídeo, é possível ver que a jornalista Maju Coutinho, em nenhum momento, falou sobre “Bolsonaro desgovernar”. O vídeo é bastante claro! Maju Coutinho apenas comentou: “ah, se todos os presidentes fossem assim, hein?”, após a exibição da matéria, no dia 24 de junho de 2020. Além disso, também não encontramos nenhuma publicação de Maju que falasse sobre “Bolsonaro desgovernar” o país.

Resolvemos, então, buscar por mais informações na internet. Nos deparamos com dois desmentidos em Portugal. O site Polígrafo teve como foco a suposta de Maju. De acordo com o site, a frase “Bolsonaro desgoverna, enquanto Marcelo Rebelo Sousa dá aula de cidadania” surgiu na gravata (ou subtítulo) de uma reportagem do site Catraca Livre que falava sobre a exibição da matéria do dia 24 de junho de 2020. Porém, em nenhum momento, o site Catraca Livre atribuiu a frase à Maju Coutinho.

Já o site Observador deu ênfase à suposta frase da jornalista Márcia Rodrigues. De acordo com o site, a frase nunca existiu. A jornalista Márcia Rodrigues explicou para o Observador que jamais comentou algo sobre o Brasil ou a Telescola de Portugal durante suas participações na RTP, bem como nunca publicou nada parecido em suas redes sociais. A jornalista comenta apenas assuntos relacionados aos Estados Unidos e ao Oriente Médio. “Nunca comentei o Brasil, nunca falei de Bolsonaro nem nunca fiz um comentário nem post em nenhuma rede social sobre a telescola. É completamente falso”, disse a jornalista.

Em resumo: a história que diz que a jornalista Maju Coutinho foi respondida pela jornalista portuguesa Márcia Rodrigues, da RTP, após Maju falar que “Bolsonaro desgoverna, enquanto Marcelo Rebelo Sousa dá aula de cidadania” é falsa! Nenhuma das jornalistas disse tal coisa. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2M3r9Bt