Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Rede Globo demite Maju Coutinho, Otaviano Costa e Fernanda Gentil #boato

Rede Globo demite Maju Coutinho, Otaviano Costa e Fernanda Gentil #boato

Boato – A Globo está falindo por causa da falta de verbas do governo. Por isso, demitiu Maju Coutinho, Otaviano Costa, Fernanda Gentil e Adriana Galisteu.

Em tempos de “fiscalização de fake news”, as informações falsas na internet têm circulado de forma cada vez mais sutil. Em alguns casos, uma notícia verdadeira é acrescida de um título exagerado, uma foto fora de contexto e, pronto, temos mais um viral e mais um boato. É o caso da história de hoje.

Diversos sites e alguns usuários de redes sociais estão se aproveitando do fato de que a maioria das pessoas só leem manchetes para saírem espalhando a seguinte manchete por aí: “Globo anuncia demissão de Maju Coutinho, Adriane Galisteu e Fernanda Gentil”. Em muitos casos, a mensagem era acompanhada de um logo da TV Globo ou de fotos de Maju no Jornal Nacional.

Bastou isso para uma celeuma ser criada na internet. Os principais comentários foram: 1) Isso mostra que a Globo está falindo porque a mamata de Bolsonaro acabou. 2) Os “lacradores” foram os primeiros a serem demitidos. 3) A “esquerdista Maju” se deu mal. Leia algumas mensagens que viralizaram sobre o assunto:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: DEMISSÃO em MASSA: Maju, Galisteu, Otaviano Costa e Fernanda Gentil Após prejuízo, Globo corta gastos com novelas e mordomias de estrelas… Versão 2: DEMISSÃO EM MASSA. Entre os demitidos estão: Maju Coutinho, Adriane Galisteu, Rosana Jatobá, Leo Jaime, Mariana Godoy, Alex Escobar, Roger Flores, Fernanda Gentil, Marcos Veras e Paulo Vinícius Coelho e Otaviano Costa, que preferiu não renovar o contrato.

Versão 3: A LACRADORA REDE GLOBO “defensora” das minorias demitiu uma LÉSBICA, uma NEGRA E uma MULHER. E AGORA? Versão 4: Grupo Globo demite mais funcionários. O império está ruindo Versão 5: Grupo Globo dispensa Maju Coutinho e outros grandes nomes da emissora O principal motivo para toda essa reformulação é o alto custo de sua atual folha de pagamento

Rede Globo demitiu Maju Coutinho, Otaviano Costa e Fernanda Gentil?

O que não faltaram foram pessoas compartilhando a informação por aí. Mas será mesmo que a rede Globo demitiu Maju, Otaviano Costa, Fernanda Gentil e mais um monte de gente? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Lembra que falamos sobre “um exagero” conseguir transformar uma notícia verdadeira em uma fake news. Pois é isso mesmo que aconteceu. De fato, houve um corte por parte de uma emissora do grupo Globo. Só tem um detalhe: não se trata da TV Globo (como muitas versões deram a entender) e sim da rádio Globo (informação omitida na maioria dos títulos).

A informação dos cortes na rádio Globo foi divulgada inicialmente pelo site Notícias da TV (com título correto, diga-se de passagem) e depois confirmada pela emissora na seguinte nota: “Sempre buscando atender a demanda dos nossos ouvintes, a Rádio Globo vai iniciar um novo projeto de programação. A partir de 15 de julho, a emissora passa a concentrar seu conteúdo em música popular. As transmissões de jogos de futebol continuam na grade, bem como o programa Globo Esportivo”.

Vale dizer que nomes como Maju Coutinho e Fernanda Gentil continuam trabalhando na emissora de TV. Fernanda se pronunciou sobre o assunto e Maju apareceu no Jornal Nacional do 31/05/2019. Ou seja: é errado dizer que o grupo ou a TV Globo as demitiram. Otaviano Costa não tem mais vínculos com o grupo, mas no caso dele, foi ele quem pediu para sair.

Vale dizer que o motivo oficial não foi uma crise financeira (apesar de, de fato, os cortes baixarem a folha de pagamento da emissora) e sim uma mudança na programação da emissora: privilegiar o entretenimento (que também gera custos) e a programação musical em detrimento à programação jornalística.

Resumindo: se você vir informações falando que a TV Globo demitiu Maju Coutinho, Fernanda Gentil e Otaviano Costa porque está falindo. Eles tiveram o vínculo cortado com a rádio Globo. Tudo que você vir de diferente disso é exagero e tentativa de caça-clique.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.