Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Lenine faz desabafo criticando JN e quem bateu panela contra Bolsonaro #boato

Lenine faz desabafo criticando JN e quem bateu panela contra Bolsonaro #boato

Lenine faz desabafo criticando JN e quem bateu panela contra Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O cantor Lenine fez um desabafo por meio de sua página no Facebook criticando quem está batendo panela contra Bolsonaro e detonou o Jornal Nacional por falar mal do presidente durante a Covid-19.

Infelizmente, ainda conseguimos perceber muitas discussões políticas em meio à situação que o mundo enfrenta com o novo coronavírus (Covid-19). Entre outras, há discussões entre EUA e Irã e entre o governo federal e alguns governadores. No meio desse quadro, um “desabafo” atribuído ao cantor Lenine ganhou as redes sociais.

De acordo com mensagens que circulam online, Lenine fez, por meio do Facebook, um desabafo contra pessoas que “bateram panela” contra Bolsonaro e ao Jornal Nacional (da TV Globo) por criticar o presidente. Leia a mensagem que circula online (alerta textão):

Desabafo de Lenine na sua página do Facebook “Você que está indo bater panela na janela, misturando política partidária com o gravíssimo Covid 19, não está ajudando em nada nosso país e nosso povo. Tentar desestabilizar o governo nesse momento, nada mais é do que egoísmo e irresponsabilidade, que beiram a desumanidade. O momento é de união e foco para mitigar os efeitos da pandemia, para não passarmos o que a Itália está vivendo. Diante da gravidade do que nosso povo ainda vai enfrentar, não deveria importar pra ninguém o partido do seu Prefeito, do seu Governador, ou do Presidente. Não estamos mais em época de eleição. Mais inacreditável ainda é ir bater panela na janela num momento como esse, onde o mundo se vê diante de algo jamais visto, desconhecido e assustador. Depois vão para as redes sociais publicar #paz #empatia #respeito #ficaemcasa. Tenha paciência!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Outro exemplo dessa irresponsabilidade foi a edição do JN de hoje (18/03/20). Jamais vi um desserviço tão assustador ao nosso povo, onde milhares correm ou ainda irão correr risco de morte. Os primeiros 20 minutos se restringiram a ataques ao Presidente e às demais autoridades sentadas a mesa, com detalhes irrelevantes pro momento que vivemos. Uma verdadeira obsessão em desestabilizar um governo democraticamente eleito. Qual a contribuição ao publicarem imagens antigas das bobagens já ditas pelo Presidente com relação a Pandemia? Qual a contribuição para a solução do problema ao atacar de forma covarde um governo que se encontra no meio da maior crise de saúde da história recente da humanidade? Sinceramente não consigo vislumbrar nada de positivo nisso. Pelo contrário. Acabam por colocar ainda mais, brasileiros contra brasileiros, num momento em que a união de todos é uma importante arma mitigadora dos riscos.

O momento não é de enfrentamento partidário nem de tentativa de reverberar ódio, pois a eleição acabou no final de 2018. Gritar bozo ou Luladrao na janela é tudo que nosso país não precisa. Estamos em guerra contra um poderoso inimigo invisível. Nossos médicos estão colocando suas vidas em risco para salvar os doentes suspeitos ou já confirmados. O sangue que corre em nossas veias é da mesma cor! Esse tipo de manifestação, nesse momento, seja qual for a ideologia, só fortalece esse inimigo invisivel, que é o mesmo para todos os brasileiros, independente de ideologias político partidárias”.

Lenine faz desabafo criticando quem bateu panela contra Bolsonaro e JN?

A mensagem circulou com muita força na internet, principalmente por pessoas simpáticas ao presidente Jair Bolsonaro. Mas será mesmo que o cantor Lenine falou isso em sua página no Facebook? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, achamos a mensagem um tanto quanto estranha. Primeiro porque ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista e com erros de português. Segundo porque esse tipo de boato (fulano se manifestou publicamente em “textão”) é uma constante no Boatos.org. Já teve história assim relacionada a Luis Fernando Verissimo, Arnaldo Jabor e, mais recentemente, ao ministro do STF Luís Roberto Barroso.

Desconfiados da veracidade da história, fomos até o Facebook de Lenine e não deu outra. Além de não existir vídeo algum com esse teor, o próprio Lenine tratou de desmentir a informação por meio de um vídeo. Veja só o que ele disse:

Boa noite. Triste tu está essa hora, num momento como esse tão delicado que a gente tá vivendo, tem que vir aqui para esclarecer para vocês que tá rolando um texto em meu nome na internet. Um texto esquisitíssimo, um texto ufanista, não tem nada a ver comigo, falando umas besteiras, que as pessoas não devem ir na janela bater panela. Logo eu, que tô completamente insatisfeito com o estado de coisas que a gente tá vivendo e é muito difícil para mim, com a minha integridade, ter que ver isso as pessoas usando o meu nome para espalhar fake news. Tem nada a ver isso comigo. Eu repudio isso.

Já vimos que o texto não é de Lenine. Mas de quem é? Uma rápida busca e descobrimos que o texto em questão, assim como tantos outros textos atribuídos a pessoas famosas, surgiu anônimo e, logo ganhou uma autoria para viralizar.

Resumindo: a história que aponta que o cantor Lenine criticou quem bateu panela contra Bolsonaro é falsa. Além de a mensagem ter surgido anônima em redes sociais, o próprio músico usou o Facebook para desmentir a fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Mm2JRu