Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Luis Fernando Verissimo faz texto sobre amizade e política em que ataca Bolsonaro #boato

Luis Fernando Verissimo faz texto sobre amizade e política em que ataca Bolsonaro #boato

Boato – Escritor Luis Fernando Verissimo escreve texto “não acabo amizade por causa de política” e faz criticas às ideias de Jair Bolsonaro e seus seguidores. 

Em tempos de eleição e de polarização política, não é só em debates entre presidenciáveis que os ânimos ficam exaltados. Nas redes sociais, entre um meme e outro, amigos se exaltam, se ofendem e até se excluem. A cena, cada vez mais comum no Fla-Flu político, já é tema no portfólio do consagrado escritor Luis Fernando Verissimo. Pelo menos é o que mostra um texto que circula pela internet.

De acordo com uma publicação que viralizou no Facebook, Luis Fernando Verissimo escreveu o texto “não acabo amizade por causa de política” e criticou o candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). No texto, o escritor ironiza o candidato e descreve diversos “motivos” para acabar com a amizade com quem simpatiza com Bolsonaro. Leia trechos da publicação:

SOBRE BRIGAR POR POLÍTICA… “Não acabo amizade por causa de política. Se você concorda que os portugueses não pisaram na África e que os próprios negros enviaram seus irmãos para nos servir, acabo a amizade pelo desconhecimento da História. […]

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Se você concorda que Carlos Brilhante Ustra não foi torturador e que merece ter suas práticas exaltadas, acabo a amizade por falta de Caráter. Se você concorda que o Bolsonaro participou, aos 16 anos, da perseguição ao Lamarca, acabo a amizade por falta de Verossimilhança. […]

Se você concorda que não há possibilidade das pessoas viverem sua sexualidade livremente, com direitos e deveres como qualquer cidadão ou cidadã, mas que devam apanhar para aprender o que é certo, acabo a amizade por Homofobia. Como vocês podem ver, não acabo a amizade por causa de política. Acabo pela ignorância, truculência e pelo desrespeito que acompanha quem diz que não se acaba amizade por causa de política. O fascismo não se discute, se combate.

Luis Fernando Verissimo faz texto “não brigo por política” em que ataca Bolsonaro?

O texto pode fazer algum sentido ou não, dependendo da sua opinião. Porém, não entraremos aqui no mérito opinião e, sim, na veracidade das informações (inclusive cortamos boa parte do texto porque não estamos analisando o conteúdo). Por isso, caro leitor, digo em alto e bom som: a informação de que foi o escrito gaúcho que publicou a informação não procede.

De cara, quando vimos o nome do escritor, já ficamos desconfiados. Primeiro porque Luis Fernando Verissimo é sempre bem comedido nos posicionamentos políticos e o texto é um tanto quanto agressivo (típico texto para colocar lenha na fogueira). Segundo porque o escritor já é figurinha carimbada nas páginas do Boatos.org e em textos apócrifos, como na história do texto criticando BBB e sobre a performance do MAM.

Já com essa pulga atrás da orelha, resolvemos buscar pelo histórico do texto e a ligação com o autor. Como é possível imaginar, não encontramos em nenhuma fonte confiável o texto com a assinatura de Verissimo. Por sinal, também buscamos pelo texto nos canais oficiais do escritor e não encontramos nada.

Para sacramentar a farsa, buscamos pela origem do texto e, para nossa (não) surpresa, o texto nasceu anônimo e depois foi atribuído a Verissimo. A propósito, uma das páginas que publicou a mensagem corrigiu a informação e informou que o autor do texto não é Luis Fernando Verissimo.

Com isso, já deu para ver que Luiz Fernando Verissimo não escreveu o texto “não acabo amizade por causa de política”. Não sabemos quem escreveu, mas já sabemos que não escreveu. Ou seja, é boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.