Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Jayme Monjardim grava vídeo criticando propaganda de Haddad com criança #boato

Jayme Monjardim grava vídeo criticando propaganda de Haddad com criança #boato

Jayme Monjardim grava vídeo criticando propaganda de Haddad com criança, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O diretor da Globo Jayme Monjardim gravou um vídeo criticando uma propaganda de Fernando Haddad que usa imagem de criança atirando no pai e chamou o candidato ao governo de São Paulo de canalha e uma caçamba de lixo.

É fato que muito do que temos visto de desinformação em 2022 não passa de mensagens falsas que já circularam em outras eleições. Hoje, temos mais um exemplo disso: um vídeo atribuído a um diretor da Globo que fala de Fernando Haddad, hoje candidato ao governo do estado de São Paulo.

Mensagens apontam que Jayme Monjardim seria autor de um vídeo que critica uma propaganda de Fernando Haddad na qual uma criança atira no próprio pai por acidente e é dito “é melhor “Jair se acostumando”. No vídeo, a pessoa também chama Fernando Haddad de “caçamba de lixo”. Leia algumas das mensagens que circulam online e a transcrição do vídeo:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: Jayme Monjardim filho da Cantora Maysa Diretor de Cinema ex TV Globo faz uma declaração estarrecedora sb o PT Versão 2: Jayme Monjardim detona o PT13 de Luladrao e Haddad… Versão 3: Escutem o que diz Jayme Monjardim, diretor da Globo, que entende e faz sucesso no Meio Publicitário.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Transcrição: O Haddad é um canalha. O Haddad não é um poste. O Haddad é uma caçamba de lixo. Eu hoje vi um filme do Haddad em que um menino, um filho, dá um tiro no pai e que ele fala é “melhor Jair” se acostumando. Diz que aquilo é filme em defesa da vida.

Isso é o seguinte. Eu sou profissional de marketing. Eu a vida inteira disputei mercado. Fiz campanhas publicitárias para as marcas que defendi como profissional. Briguei no mercado. Fiz vídeo contra a concorrência. Minha concorrência fez vídeos contra mim. Fiz vídeos. Fiz campanhas políticas. E sempre, sempre. Mesmo em campanhas políticas, quando o nível abaixa muito, há uma ética. […]

Um profissional de marketing que participou disso tem que ser banido do marketing e o Haddad tem que ser banido da vida pública. Isso é impublicável. Você colocar uma criança dando um tiro no pai é impublicável. Os horários eletorais, eles são perfeitamente, em horários que são assistidos por crianças. Isso é uma falta de respeito com as crianças, com os pais, com as famílias, com os brasileiros. É isso que é o PT.

Jayme Monjardim grava vídeo criticando propaganda de Haddad com criança?

Graças à campanha eleitoral ao governo de São Paulo, o vídeo em questão voltou a circular com força por aí. Porém, a pessoa do vídeo não é Jayme Monjardim e esse boato já foi desmentido em 2018. Leia o que escrevemos na época e já voltamos aqui:

A solução para essa história foi até que simples. Ao bater o olho no vídeo identificamos a pessoa que fez a gravação. Trata-se do publicitário Ival Dias da Gama. No seu próprio Facebook (que tem um número considerável de seguidores), ele denuncia o falso crédito. “DE NOVO PESSOAS MAL INTENCIONADAS ATRIBUEM UM VÍDEO MEU A UMA OUTRA PESSOA . Não sou obrigado a falar meu nome já que público meus vídeos em minha página “, diz.

Você viu que ele falou “de novo”? Foi justamente por isso que já sabíamos quem era a pessoa. Não é a primeira vez que pegam um vídeo do publicitário e atribuem a outra pessoa. Em agosto, um vídeo dele criticando a entrevista da Globo News com Bolsonaro foi atribuído ao “diretor da Veja” Augusto Blat. Só para ter certeza, fomos procurar pela filmagem original. Ela foi publicada no dia 17 de outubro na própria página de Ival. […]

Só para terminar, fomos buscar por qualquer referência sobre o vídeo nos perfis de Jayme Monjardim no Twitter, Facebook e Instagram. Como era de se imaginar, não achamos nenhuma referência, crítica ou elogio ao “marketing de Haddad”.

É importante citar que a propaganda (de muito mau gosto, por sinal) de 2018 não está sendo utilizada em 2022. Também é importante citar que, de lá para cá, não achamos nenhuma fala de Jayme Monjardim criticando a peça de Fernando Haddad.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Jayme Monjardim criticou uma peça publicitária de Fernando Haddad em 2022. A pessoa do vídeo não é o diretor da Globo, já desmentimos este boato em 2018 e o candidato ao governo de São Paulo não utilizou tal peça publicitária em 2022.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso