Augusto Blat, comentarista da Veja, grava vídeo de apoio a Bolsonaro #boato

Boato – Após debate na Globo News, o comentarista e diretor da Revista Veja Augusto Blat gravou um vídeo declarando voto em Jair Bolsonaro (PSL).

É fato! Todo dia vai ter um boato sobre as eleições para ser desmentido aqui no Boatos.org. Até o dia 7 de outubro, vocês vão se cansar de ver os nomes de Lula, Alckmin, Ciro, Marina, Bolsonaro e de outros postulantes à Presidência por aqui. A história de hoje, no caso, trata do candidato do PSL.

Após os acirrados debates no Roda Viva e na Globo News (que teve até “direito de resposta” da Globo para Bolsonaro), um vídeo começou a viralizar na internet. Na filmagem, um senhor diz, entre outras coisas, que houve um pelotão de fuzilamento no debate, que vai votar em Bolsonaro e que o candidato até tem um problema para se expressar.

Até aí tudo bem. A internet está aí para todo mundo dar a sua valiosa (ou não) opinião. Os problemas começaram quando o vídeo começou a viralizar como se fosse de Augusto Blat, “diretor e comentarista” da revista Veja. Assista ao vídeo e veja algumas mensagens que circulam online:

Versão 1: Augusto Blat, comentarista da Veja, sobre a tentativa de massacre ontem da Globo contra Bolsonaro! Versão 2: Depoimento de Augusto Blat diretor e comentarista da revista Veja em relação ao debate de ontem da Globonews. Estou repassando pois o q esse cara disse certamente é o mesmo. Pensamento de milhões de brasileiros

Versão 3: Jair Bolsonaro ganhou o voto de Augusto Blat, diretor e comentarista da Veja, após programa de entrevistas com jornalistas de esquerda. Versão 4: Eleições deste ano serão complicadas. Depoimento de Augusto Blat, diretor e comentarista da Veja, depois da Roda Viva desvirtuar sua função de informar

Augusto Blat, diretor e comentarista da Veja, gravou vídeo de apoio a Bolsonaro?

Muita gente compartilhou o vídeo no Facebook e no WhatsApp. Uma parte das pessoas compartilhou a informação por causa do conteúdo. Outra parte compartilhou por causa da “autoridade” da fonte. Mas será mesmo que Augusto Blat, comentarista da Veja, gravou um vídeo de apoio a Bolsonaro? A resposta é não. Fica aí que a gente explica.

Como dito antes, não vamos entrar no mérito do conteúdo. Se você concorda ou discorda com o que foi dito, comente com quem gravou. E o fato é que o vídeo não foi gravado por “Augusto Blat”. O motivo é simples: essa pessoa não existe. Muito menos é “diretor ou comentarista da Veja”.

Uma simples busca no Google com o nome do sujeito nos retornou apenas ao mesmo texto “promovendo o vídeo”. Não achamos nenhuma “coluna dele” no site da Veja ou mesmo o nome dele no expediente da revista. É possível que a pessoa que inventou a “alcunha” misturou Augusto Nunes com Ricardo Noblat, mas isso aí é só conjectura.

Mas se a pessoa do vídeo não é o Augusto Blat, quem é? O vídeo foi gravado e publicado no perfil de Ival Dias da Gama, um profissional na área de marketing. Ou seja: não é diretor ou comentarista da Veja. Você pode assistir à publicação original aqui.

Resumindo: a história que aponta que Augusto Blat, da revista Veja, gravou um vídeo falando que vai votar em Bolsonaro é falsa. O vídeo é real, mas a pessoa que gravou não é membro da publicação e nem se chama Augusto Blat.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164. 

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

5 comentários em “Augusto Blat, comentarista da Veja, grava vídeo de apoio a Bolsonaro #boato

  • 31/08/2018 em 12:16
    Permalink

    BOLSONARO PRESIDENTE BOLSONARO PRESIDENTE BOLSONARO PRESIDENTE BOLSONARO COM OU SEM BOATO !!!!!

    Resposta
  • 07/08/2018 em 11:30
    Permalink

    Sempre verifico os boatos. Assim como fiz com esse. Agora que já sei o autor vou compartilhar corretamente feliz da vida ! #Bolsonaro2018 !!!

    Resposta
  • 07/08/2018 em 09:51
    Permalink

    Claro que é boato, precisava nem dizer, veja só protege bandido, iriam proteger a salvação do Brasil?!?!

    Bolsonaro no primeiro Turno!!!

    Resposta
  • 06/08/2018 em 00:24
    Permalink

    O que importa é que o vídeo é real. Atribuir o nome de outra pessoa é falta de caráter. Mas pode ser que tivesse querido usar outro nome, como jogada de marketing, para atrair mais telespectadores.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)