Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Iron Maiden faz homenagem a Bolsonaro com bandeira do Brasil no Rock in Rio #boato

Iron Maiden faz homenagem a Bolsonaro com bandeira do Brasil no Rock in Rio #boato

Iron Maiden faz homenagem a Bolsonaro com bandeira do Brasil no Rock in Rio, diz boato (Foto: Reprodução/Twtitter)

Boato – Durante o Rock in Rio 2022, o Iron Maiden fez uma homenagem ao presidente Jair Bolsonaro ao tremular a bandeira do Brasil em show.

A primeira semana do Rock in Rio já passou, mas algumas fake news sobre o evento ainda circulam na Internet. Outro dia, falamos de um vídeo erroneamente creditado ao evento de pessoas xingando Lula. Agora, uma mensagem relacionada à banda Iron Maiden circula por aí.

Imagens do vocalista Bruce Dickinson tremulando a bandeira do Brasil está circulando junto com uma mensagem que aponta que ele teria feito uma homenagem ao presidente Jair Bolsonaro no evento. Também é dito que o público passou a gritar “mito, mito” durante o show. Leia algumas das mensagens que circulam online.

Versão 1: STF vai dar 24 para o Iron Maiden explicar por que apoia Bolsonaro e não o parasita da esquerda. #BolsonaroReeleito. Até o Iron Maiden fazendo campanha para reeleição do Mito! Versão 2: Os ratos resolveram homenagear os larápios, aí vem o Iron Maiden e homenageia o mito. Mexe com o homem rafuagem

Iron Maiden faz homenagem a Bolsonaro com bandeira do Brasil no Rock in Rio?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Diversas postagens se espalharam entre redes sociais bolsonaristas. Porém, o que aconteceu foi um aproveitamento de algo real para se criar uma fake news, por assim dizer, em diversos níveis.

Antes de falar do que é real ou falso, vamos falar do elementar. Não é de hoje que mensagens falsas sobre celebridades que “teriam se posicionado” circulam na internet. Há algum tempo, desmentimos a fake news que apontava que Tom Cruise teria declarado apoio ao presidente.  

Assim como no caso citado como exemplo, o que houve foi uma interpretação errônea de uma manifestação de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden. É fato que ele exibiu a bandeira do Brasil durante apresentação do grupo no Rock in Rio 2022. As informações reais para por aí.

Para começar, na maioria dos casos está sendo utilizada uma foto antes como se fosse atual de Bruce Dickinson exibindo a bandeira do Brasil. A imagem que está sendo compartilhada em alguns casos é de 2016. Em outros é de 2019.

Em alguns casos, a imagem que está sendo compartilhada é, de fato, de 2022. No momento da execução da música The Tropper (em que há uma bandeira da Grã-Bretanha na capa do álbum de mesmo nome), ele exibiu a bandeira do Brasil. Porém, não se tratou de uma “homenagem” a Bolsonaro.

O fato de Bruce Dickinson sempre mostrar a bandeira do país durante shows internacionais (isso aconteceu na Grécia, França e México, por exemplo) e o fato dele não ter feito nenhuma menção a Bolsonaro fortalece a tese.

Sobre os “gritos” de mito, nada veio de Bruce Dickinson ou alguém do Iron Maiden. E, de acordo com esta matéria da Folha, manifestações (tanto a favor como contra) durante o show foram tímidas. Teve (poucas) manifestações a favor e contra o presidente (ao contrário do que em outros shows).

Resumindo: não procede a informação que aponta que o Iron Maiden fez uma homenagem ao presidente Jair Bolsonaro durante show no Rock in Rio. Ele até tremulou  a bandeira do Brasil no show, mas não se tratou de uma homenagem ao presidente do país.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso