Globo não fechou patrocínio para o BBB (Big Brother Brasil) 2020 por causa de Bolsonaro #boato

Boato – Com Bolsonaro no poder, a Globo não consegue, pela primeira vez, fechar patrocínios para o Big Brother Brasil. Edição do BBB 2020 está ameaçada.

Desde que o presidente Jair Bolsonaro assumiu o cargo de mandatário da nação, o que não tem faltado são publicações exaltando “ações” dele nas “redes favoráveis”. Só há um problema: nem tudo (para não dizer outra coisa) que é publicado é real. E a “historinha de hoje” fala sobre o presidente, a Globo e o programa BBB (Big Brother Brasil).

De acordo com uma publicação de um site favorável ao presidente, a Globo não conseguiu fechar patrocínios para o programa pela primeira vez na história. O texto relaciona diretamente a eleição de Bolsonaro com a tentativa frustrada da emissora. Leia trechos:

ALÍVIO GERAL: Com Bolsonaro no poder, Globo não fecha patrocínio para o Big Brother Brasil pela 1ª vez. É PRA COMPARTILHAR! Qual a relação entre Bolsonaro e o Big Brother Brasil? Pode não parecer, mas tudo está mais relacionado do que se imagina. A vitória de Bolsonaro deixa claro que o público hoje está mais conservador do que outrora. As principais pautas do político se relacionavam à família, o que explica a rejeição de alguns programas televisivos. […]

O tal conteúdo foi compartilhado com força em redes sociais e rendeu comentários comemorativos sobre o “revés” da Globo. “A tudo a que se refere as verdades , contra os “fakes” , a Globo , não consegue fechar o primeiro patrocínio para BBB de 2020”, disse um internauta. “Globo Lixo. Nossa que bom”, disse outro.

Globo não fechou patrocínios para o BBB (Big Brother Brasil) 2020 por causa de Bolsonaro?

Como pode ser visto, o que não faltou foi gente comemorando a tal informação. Mas será mesmo que a Globo não conseguiu fechar patrocínios para o BBB 2020 e será que Bolsonaro tem algo a ver com isso? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Nem precisamos ir muito longe para perceber que a informação que falava de Globo, BBB e Bolsonaro era falsa. Bastou analisar a mensagem, procurar mais detalhes a respeito do assunto e verificar a fonte da informação.

Ao analisar a mensagem, percebemos algumas das características mais básicas de boatos online. A mensagem é vaga, alarmista (feita para fãs de Bolsonaro compartilharem), com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis.

Há mais um detalhe: o texto (muito confuso) tem trechos (suprimidos aqui) que falam em “BBB 2019” e é datado de 7 de janeiro deste ano. Como vocês devem imaginar, o BBB 2019 não só fechou patrocínios como também já foi realizado.

Ao buscar informações sobre a edição do programa do ano que vem, não há nada em fontes confiáveis que fale sobre “falta de patrocinadores” (vale dizer que, por causa do formato que permite merchandising, o programa costuma atrair muitos patrocínios). O que, até o momento, é apenas a abertura de inscrições para o programa (em alguns lugares, já foi encerrada).

Para terminar, a fonte da informação. O site que publicou que a Globo não tinha patrocínios para o BBB é um site conhecido por publicar notícias falsas. Lá foram publicadas histórias como a que a Amazônia virou área militar e a que aponta que Macron é gay.

Resumindo: a história que aponta que a Globo não conseguiu patrocinadores para o Big Brother Brasil 2020 por causa de Bolsonaro é falsa. A notícia que estão compartilhando por aí (que vem de um site de fake news) era referente ao BBB 2019 e não se confirmou.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)