Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ciro Gomes pede voto para Bolsonaro “22” no domingo, mostra vídeo #boato

Ciro Gomes pede voto para Bolsonaro “22” no domingo, mostra vídeo #boato

Ciro Gomes pede voto para Bolsonaro 22 no domingo, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ciro Gomes gravou um vídeo pedindo votos para o presidente Jair Bolsonaro. Nas imagens, ele indaga se a solução para a “tragédia moral, econômica e social” é Lula.

Em uma eleição tão apertada, a busca por votos está intensa entre Lula e Bolsonaro. Um dos alvos de ambos os lados são os eleitores de Ciro Gomes. A prova disso é um vídeo que está circulando na internet e aponta para um suposto pedido de votos para Bolsonaro por parte do candidato do PDT.

No vídeo, Ciro Gomem indaga se Lula é a solução para a “tragédia moral, a tragédia econômica, social que nós estamos vivendo hoje” e aponta que votar no ex-presidente é premiar “a corrupção”. A transcrição diz o seguinte:

“À nossa pátria. Será possível que a solução para a tragédia moral, a tragédia econômica, social que nós estamos vivendo hoje é voltar ao passado que deu causa a essa tragédia? Tudo que eu peço a você, com muito respeito, com muito respeito, é que você, daqui até domingo, pare um pouco para pensar, sabe? Não ensine ao seu filho que corrupção, o prêmio dela é a impunidade no Brasil. Não ensine que roubar, sabe, é uma coisa que pode ser feita e vai ser premiada, ainda, por esse tipo de conduta. Uma nação assim se suicida. Se nós pegarmos artistas, cientistas e tal, todo mundo passando pano e juntando Caetano com Geddel, para ficar em dois baianos, esse país está mergulhado em um conchavo absolutamente mortal”.

Junto ao vídeo, há a seguinte mensagem: “Ciro Gomes, pedindo voto para Bolsonaro”. Na própria tela de uma versão que vimos é escrito o seguinte: “Ciro Gomes pede votos para Bolsonaro 22”.

Vídeo mostra Ciro Gomes pedindo votos para Bolsonaro no domingo?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O vídeo se espalhou, principalmente entre grupos bolsonaristas, com muita força. Porém, é falsa a informação que aponta que Ciro Gomes estava, de fato, pedindo votos para Bolsonaro no segundo turno das eleições.

É importante citar que não é a primeira vez que uma fake news que aponta que Ciro Gomes estaria “apoiando Bolsonaro” circula na internet. No início do segundo turno, um áudio falsamente atribuído ao político e que apontava para o “apoio a Bolsonaro” foi desmentido aqui.

Desta vez, é inegável que se trata de uma fala de Ciro Gomes. Porém, a declaração nada tem a ver com pedido de voto para Bolsonaro. Ao contrário, o vídeo (que foi gravado durante o debate da Globo do primeiro turno das eleições) é uma crítica a Lula e a Bolsonaro. No trecho em que ele fala de “tragédia moral, econômica e social”, Ciro estava se referindo ao governo de Jair Bolsonaro. Assista:

Em nenhum momento, Ciro fez vídeos de apoio à candidatura de Bolsonaro no segundo turno. O seu único movimento foi um vídeo endossando (de forma tímida) o apoio de seu partido (o PDT) a Lula no segundo turno. Ou seja: mesmo que discretamente, Ciro Gomes está apoiando a candidatura de Lula.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Ciro Gomes pediu votos para Bolsonaro em um vídeo. As imagens não são de um pedido de voto e, oficialmente, ele apoia Lula no segundo turno.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso