Globo censurou paródia do mensalão no programa de Jô Soares #boato

Boato – Vídeo mostra Jô Soares afirmando em seu programa que Globo tentou censurar a exibição de sua paródia sobre o mensalão

Jô Soares, sem dúvida alguma, foi um dos maiores artistas de todos os tempos. Com seu jeito irreverente e sem papas na língua, Jô animou as noites e as madrugadas de muitos brasileiros (seja pela Globo ou pelo SBT).

Mas infelizmente Jô Soares nos deixou no dia 5 de agosto de 2022, aos 84 anos, por problemas de saúde. Desde então, muitas informações (falsas e verdadeiras) vieram à tona, assustando e surpreendendo os fãs de Jô Soares.

E de acordo com uma delas, a Globo teria censurado a paródia do mensalão no Programa do Jô. Segundo o vídeo que acompanha a publicação, Jô Soares teria contado durante um de seus programas que a Globo teria tentado censurar a exibição da paródia, mas que ele não teria acatado a ordem. Ainda de acordo com as imagens, Jô Soares teria ordenado que sua banda tocasse a paródia do mensalão. Confira:

Versão 1: “GLOBO SENSUROU JÔ SOARES ELE NÃO RESPEITOU Refrescar memória canhota”. Versão 2: “Vídeo do dia que a @tvglobo LIXO tentou censurar Jô Soares por paródia com a QUADRILHA do PT do ex presidiário @LulaOficial”. Versão 3: “Jô Soares já foi censurado pela globolixo por causa da paródia sobre o mensalão do PT”.

Globo censurou paródia do mensalão no programa de Jô Soares?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Twitter e foi amplamente compartilhada em grupos conservadores. Entretanto, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação e pela falta de provas que sustentem a história.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros de ortografia, a falta de provas e a ausência de informações sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre supostas censuras não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas como a que dizia que Arnaldo Jabor teria escrito um texto sobre Lula na CBN que foi censurado pelo TSE, em 2021. Também a a que indicava que o Facebook teria censurado um vídeo de Mandetta e apagado o perfil oficial de Sérgio Moro e, por fim, a que apontava que Ciro Gomes teve sua entrevista para o Bom Dia Brasil censurada pela Globo, em 2017.

Ao procurar por mais informações na internet sobre o assunto, não encontramos nada que pudesse sustentar a história de hoje. Muito pelo contrário. O que encontramos foram evidência de que a publicação é falsa.

De acordo com o vídeo completo que acompanha a publicação, exibido no dia 4 de junho de 2013, o próprio Jô Soares indica que a história de censura é um boato. Em determinada parte, Jô afirma: “só para implicar com o boato, vai de novo”. Após a fala, o cantor Maurício Ricardo e sua banda cantam novamente a paródia, mostrando que essa história não é verdadeira. Afinal de contas, se tudo fosse verdade, a banda sequer teria se apresentado naquele momento.

Em resumo: a história que diz que a Globo censurou a paródia do mensalão no Programa do Jô Soares é falsa! O próprio vídeo usado como prova, na realidade, prova o contrário. No vídeo é possível escutar o apresentador Jô Soares dizendo: “só para implicar com o boato, vai de novo”, se referindo à história da suposta censura. Além disso, se a história fosse real, a banda sequer teria se apresentado ou até mesmo Jô Soares teria sofrido retaliações, o que não ocorreu. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso