Felipe Neto disse que a “culpa da pedofilia é das crianças gostosas” em post no Twitter #boato

Boato – O youtuber Felipe Neto fez uma publicação no Twitter em que diz que a “culpa da pedofilia é das crianças gostosas”.

Em tempos de pandemia de Covid-19, debates sobre o isolamento social, denúncias de interferência por parte de Bolsonaro na PF e debates sobre fake news, o nome do youtuber Felipe Neto tem emergido na web. Ele tem se tornado uma das vozes mais críticas e influentes contra Bolsonaro na web. O “título” o fez virar alvo de fake news.

De acordo com uma mensagem que circula na internet, Felipe Neto fez uma publicação no Twitter na qual teria feito apologia à pedofilia. O post teria sido o seguinte: “Felipe Neto @felipeneto A culpa da pedofilia é dessas crianças gostosas 4:20 AM – 12 out 18”. O suposto print do tuíte foi acompanhado de acusações pesadas e ameaças contra Felipe Neto. Leia alguns desses comentários:

Versão 1: Felipe Neto e a promoção da pedofilia. Versão 2: MAIS O QUE É ISSO!!! PEDÓFILIA DESCARADA!!! DEVIA SER LINCHADO!!! Versão 3: FELIPE NETO! CUIDE DE SEUA FILHOS PESSOAL!! Versão 4: Esse para quem não conhece, é o escroto do Felipe Neto, um Youtuber que incentiva as crianças decidirem sobre seu s…, é a favor da pedofilia e do aborto. Jamais deixarei minha filha assistir os vídeos dele, se você pai, compactua com esses tipos de vídeos, sinto muito em lhe dizer que você é um péssimo pai.

Felipe Neto disse que a “culpa da pedofilia é das crianças gostosas”?

Muita gente, principalmente as mais simpáticas ao presidente Jair Bolsonaro, compartilharam o tal print por aí. Mas será mesmo que Felipe Neto deu a tal declaração que relaciona pedofilia e crianças? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, achamos algumas coisas estranhas na tal publicação. A primeira delas é que a mensagem tem características de boatos online como ser vaga, alarmista e com erros de português. Inclusive o horário e data da suposta publicação (12 de outubro de 2018 e 4:20) nos deixam mais desconfiados.

Para além disso, fake news que envolvem supostos prints de publicações (sempre sem o link delas) são comuns na internet. Desde o início da pandemia da Covid-19, já desmentimos informações falsas que falam sobre prints bombásticos de autoridades. Já teve, por exemplo, print falso atribuído ao general Heleno, Marcelo Bretas, Moro e Valeixo.

Já desconfiados, resolvemos buscar por mais detalhes a respeito da suposta fala de 2018. Nada encontramos na busca avançada no Twitter. Também nada encontramos em relação a repercussões da suposta fala em textos da época (imagine só o barulho que não daria uma publicação como essa).

O que encontramos foi um desmentido por parte do próprio Felipe Neto. No Twitter, ele publicou o seguinte: “Olá Ministro @alexandre, ontem você mostrou como é ser vítima desse tipo de crime. Gostaria de te mostrar o tipo de coisa que eu lido há anos, mas que vem acontecendo fora de controle desde as eleições. Nada foi feito, até hoje, para coibir esses criminosos e seus prints fake”.

É importante citar que a Agência Lupa também desmentiu a informação. No texto da checagem, publicado aqui, a Lupa cita que a frase foi, de fato, publicada no Twitter e gerou polêmica, mas que a publicação não é de Felipe Neto.

Resumindo: a história que aponta que o youtuber Felipe Neto fez uma publicação no Twitter falando que a “culpa da pedofilia é das crianças gostosas” é falsa. A publicação atribuída a ele nunca existiu e já foi desmentida na web.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)