Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > É falso que Faustão tenha morrido aos 73 anos em março de 2024

É falso que Faustão tenha morrido aos 73 anos em março de 2024

Faustão morreu aos 73 anos em São Paulo em março de 2024, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O apresentador Fausto Silva, o Faustão, morreu aos 73 anos em São Paulo em março de 2024.

Análise

Tem circulado na internet mensagens que apontam que Fausto Silva teria morrido agora em março de 2024. Um vídeo no TikTok com mais de 6 mil likes e inúmeras visualizações aponta, com uma música triste de fundo, que o apresentador teria morrido.

Não há mais detalhes além das palavras (repletas de erros de ortografia), a música triste e a imagem de Faustão. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

a caba de afalacer Faustão aos 73 anos. MORREU HOJE APRESENTADOR QUERIDO LUTO ACABOU DE CONFIRMAR no hospital de São Paulo morreu ele #luto🖤 #faustao #fouyou #viralvideo

Checagem

A notícia causou muitos cliques, views e (pasmem) likes no TikTok. Porém, aqui estamos para separar o joio do trigo e falar a verdade. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que Faustão (Fausto Silva) morreu em março de 2024? 2) Qual é o estado de saúde de Faustão no momento? 3) Quantas vezes já circularam fake news de morte de Fausto Silva?

É verdade que Faustão (Fausto Silva) morreu em março de 2024?

Não. A verdade surge com três averiguações. A primeira é em uma busca do conteúdo em fontes confiáveis. Se uma figura icônica como a de Fausto Silva tivesse morrido, viraria notícia em tudo que é lugar. Porém, nada há.

A segunda é na fonte de (des)informação. A página do TikTok que publicou e bombou com o conteúdo sempre espalha fake news (tanto que há uma semana havia publicado uma fake similar sobre Faustão). A terceira é em informações recentes sobre o apresentador.

Qual é o estado de saúde de Faustão no momento?

Ao buscar por notícias em fontes confiáveis, há a informação de que Fausto Silva teve que passar por um transplante de rim no dia 25 de fevereiro. 

Não há muitas informações públicas sobre o estado de saúde dele, mas ele está se recuperando. Como falamos, não há nada, além das fake news, sobre morte do apresentador.

Quantas vezes já circularam fake news de morte de Fausto Silva?

Infelizmente, esta é uma pauta recorrente no mundo das fake news por cliques facilmente. Antes mesmo de Fausto Silva ter complicações de saúde que o levaram ao transplante de coração, já circulavam notícias do tipo.

O Boatos.org desmentiu uma fake news em 2017. Na época da cirurgia, em 2023, também tivemos que desmentir boatos de morte. Estes são apenas dois exemplos entre inúmeros casos que “mataram” o apresentador.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Fausto Silva tenha morrido em março de 2024. Trata-se de mais uma fake news do tipo que insiste em circular na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).