Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Vídeos “caça-views” no TikTok espalham notícia falsa de que Faustão morreu

Vídeos “caça-views” no TikTok espalham notícia falsa de que Faustão morreu

Faustão morreu nesta madrugada por problemas no coração, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Vídeos no TikTok relatam que o apresentador Fausto Silva, o Faustão, morreu por problemas no coração. 

  Análise

Têm circulado, principalmente por meio de redes sociais de vídeos como o TikTok, mensagens que apontam que o apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, teria morrido por conta das complicações no coração que motivaram a sua internação no início do mês de agosto.

Com trilhas tristes, os vídeos colecionam milhões de visualizações (um dos exemplos tem 2,2 milhões de views. Outro tem 1,4 milhão de views) e têm mensagens apelativas. Leia algumas destas mensagens que circulam online:

Versão 1: infelizmente faleceu nesta madrugada 21/08/2023 o apresentador Fausto Silva Versão 2: FAUSTÃO, após GRAVE PROBLEMA NO CORAÇÃO, MORREU FAMOSO FAUSTÃO, após GRAVE PROBLEMA NO CORAÇÃO, cirurgia CHOCA Versão 3: FAUSTAO NAO RESISTIU FAUSTO ESTAVA ENTERNADO POR COMPLICAÇÕES NO CORAÇÃO E NÃO RESISTIU E VEIO A FALECR ACABOU DE FALECER HA 1 HORA ATRÁS O atRESENTADOR FATOU SILVA

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Ao olhar as mensagens, identificamos algumas características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista (mais do que isso, apelativo), os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a história. Isso já nos causa desconfiança.

As desconfianças aumentam quando vimos que há um histórico recorrente de relatos falsos de morte todas as vezes em que algum famoso acaba sendo internado por algum motivo. Isso ocorreu, por exemplo, com o ex-técnico Zagallo recentemente.

Com isso, vamos responder a três questões na nossa checagem que visam elucidar o caso. A primeira é se Faustão, de fato, morreu. A segunda é qual o estado de saúde de Faustão. A terceira o que devemos fazer quando vimos notícias como estas em redes sociais.

Checagem

Faustão, de fato, morreu?

Não morreu. Pelo que entendemos da mensagem, a história se espalhou por perfis em redes sociais que não têm muito cuidado com a exatidão da informação. Alguns, inclusive, já espalharam outras informações falsas sobre morte de famosos. Na primeira busca que realizamos na internet, vimos que Fausto Silva está vivo (apesar do quadro de saúde delicado).

Qual o estado de saúde de Faustão?

Fausto Silva foi internado no início do mês de agosto de 2023 com insuficiência cardíaca. A situação se agravou no hospital e ele entrou para a fila de transplante. O apresentador gravou um vídeo relatando o estado de saúde e, apesar da gravidade, se encontra estável nos últimos dias. Não há previsão de alta, mas o apresentador não morreu.

O que devemos fazer quando virmos notícias como estas em redes sociais?

A primeira coisa é evitar dar o “clique grátis” para os perfis que espalham este tipo de conteúdo (o que nem sempre é possível). A segunda coisa é fazer uma busca em fontes confiáveis (como sites de notícias ou de checagem) ou, ainda, em perfis oficiais (no caso, o perfil de Fausto Silva). A terceira é gravar o nome de quem espalhou o fake. Como algumas pessoas são espalhadoras recorrentes de desinformação, já é uma vacina para não cair no fake da próxima vez.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o apresentador morreu nesta madrugada (ou em qualquer outro momento). A história que está circulando na internet é falsa e foi espalhada de forma irresponsável por perfis que só se importam em angariar cliques e visualizações.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm