Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Fátima Bernardes teve morte confirmada agora há pouco #boato

Fátima Bernardes teve morte confirmada agora há pouco #boato

Fátima Bernardes teve morte confirmada agora há pouco, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Agora há pouco, a morte de Fátima Bernardes foi confirmada. Foi uma grande perda e falecimento foi lamentado.

Muitas das fake news que estão circulando na internet vêm de conteúdos que, intencionalmente, são colocados de forma dúbia para que cliques sejam gerados. É o que está ocorrendo na história de hoje.

Um “criador digital” está publicando conteúdos no YouTube, Facebook, TikTok e outras redes sociais que dão a entender que a apresentadora Fátima Bernardes morreu. Leia alguns dos títulos que estão circulando online:

Versão 1: ”AGORA HÁ POUCO”: Infelizmente, grande perda é confirmada..│Fátima Bernardes, lamenta morte… Versão 2: MORTE É CONFIRMADA AGORA HÁ POUCO..│Fátima Bernardes, chega notícia..│Ana Hickmann, notícia..

Análise da mensagem que circula online

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A história circulou, principalmente, por meio de vídeos em redes sociais (que já citamos). O conteúdo tem o título alarmista, com erros de português e extremamente mal escritos (intencionalmente). Também não é citada nenhuma fonte confiável que comprove a história.

Conteúdos desta forma (título chamativo + vídeo em site monetizado) são comuns na internet. Só de “mortes de celebridades”, já desmentimos nos últimos tempos fake news sobre Silvio Santos, Alan Severiano e Caio Castro.

Com a análise, separamos três perguntas a serem respondidas: 1) Fátima Bernardes morreu? 2) O que diz o vídeo que é acompanhado da mensagem? 3) Por que classificamos como uma fake news?

Fátima Bernardes morreu?

Não. Fátima Bernardes não morreu. Assim como todos os exemplos apresentados aqui nesta publicação, a história não consta em nenhuma fonte confiável. Pelo contrário, a principal notícia sobre a apresentadora é que ela vai ter um programa de entrevistas pela GNT. Além disso, o próprio vídeo não condiz com o título apresentado.

O que diz o vídeo que é acompanhado da mensagem sobre Fátima Bernardes?

Depois de enrolar por uns “bons minutos”, o vídeo aponta que a morte é de um policial militar morto em uma operação no Pará. Não tem qualquer relação com a apresentadora Fátima Bernardes. Por sinal, a única notícia sobre ela é em relação ao programa da GNT.

Por que classificamos o conteúdo como uma fake news?

Está claro que o conteúdo do vídeo (trivial e retirado de outras fontes de informação) não seria tão acessado se não fosse o título chamativo envolvendo Fátima Bernardes. Logo, a informação errada tinha como objetivo angariar audiência (e lucro). Ou seja: há uma informação errada com um objetivo claro.

Resumindo: se você entendeu que Fátima Bernardes morreu e ficou assustado com o vídeo, saiba que a informação não procede. Trata-se de mais um boato que nasceu de uma técnica que visa distorcer um conteúdo real.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm