Zeca Pagodinho morre aos 62 anos e Brasil fica em luto #boato

Boato – Foi confirmada a morte envolvendo o cantor Zeca Pagodinho, de 62 anos. Ele morreu e o Brasil está de luto por causa disso.

Por incrível que pareça, um dos tipos mais comuns de fake news é aquele da morte de celebridades em “carona” de perdas reais de pessoas famosas. A última das histórias que está circulando na internet aponta para a perda do cantor Zeca Pagodinho.

Títulos dúbios que dão links a sites caça-cliques estão se espalhando em grupos em redes sociais (principalmente, no Facebook) e dão a entender que Zeca Pagodinho acabou de morreu. Leia algumas das mensagens que estão circulando por aí:

Versão 1: LUTO na Música: Acaba de chegar a pior notícia Cantor ZECA PAGODINHO aos 62 anos “Descanse em Paz” Versão 2: Brasil de LUTO: Foi confirmado agora há pouco Morte envolvendo o Cantor ZECA PAGODINHO e todos ficam sem acreditar “Meus Sentimentos”

Zeca Pagodinho morre aos 62 anos e Brasil fica em luto?

A notícia bombástica fez com que “leitores de títulos” ficassem alvoroçados com a informação. Só que, felizmente, a notícia que fala da morte do cantor é falsa. Trata-se de mais uma tentativa, bem antiética, de angariar cliques em redes sociais.

Não é a primeira vez que isto ocorre e que precisa ser desmentido no Boatos.org. Recentemente, o Boatos.org teve que, por exemplo, desmentir notícias falsas sobre a morte de Geraldo Luís e Aracy Balabanian.

Assim como nos outros casos, o que ocorreu foi um título dúbio e um conteúdo da morte de outro famoso. A verdade aparece assim que você clica nos links em questão. No caso de hoje, as “notícias” explicavam que a “morte que ocorreu” não foi de Zeca Pagodinho. O morte foi na realidade do sambista Monarco e a parte de Zeca Pagodinho seria só da “lamentação”.

Vale apontar que as redes sociais do cantor continuam ativas e não há qualquer notícia sobre “morte dele”. Ou seja: além de a notícia “se desmentir por si só”, não há qualquer lastro na realidade em relação ao assunto.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Zeca Pagodinho morreu. Na realidade, sites caça-cliques se aproveitaram da morte do sambista Monarco para criar um factoide em cima da manifestação de luto de Zeca Pagodinho em redes sociais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet