Aracy Balabanian morreu, fez país chorar e deixou Globo de luto #boato

Boato – Perda da atriz Aracy Balabanian foi confirmada e fez o país chorar. Ela morreu e deixou a Globo de luto.

Ontem mesmo, o Boatos.org falou de sites que se aproveitam de títulos dúbios para fazer com que as pessoas cliquem em manchetes sensacionalistas em redes sociais (falamos isso quando desmentimos um boato relacionado ao cantor Thiaguinho e ao jogador de vôlei Bruninho). Hoje, uma publicação do tipo envolve o nome da atriz Aracy Balabanian.

Publicações tem viralizado com títulos que sugerem que a atriz morreu recentemente, que a Globo está de luto e que o Brasil “chorou” por conta disso. Uma das publicações têm o seguinte título: “Luto na Globo: Aos 81 anos, morte é confirmada às pressas pela atriz Aracy; internautas lamentam a perda: “Meus sentimentos””.

Outra publicação tem a seguinte manchete: “LUTO na Globo: Morte é confirmada por atriz Aracy e choca o Brasil “Infelizmente Foi Confirmado””. Há, ainda, uma terceira “notícia” (nem deveríamos chamar disso) que diz o seguinte: “Perda de Aracy Balabanian faz país chorar e deixa Globo de luto”.

Aracy Balabanian morreu, fez país chorar e deixou Globo de luto?

Não demorou muito para a mensagem se espalhar a torto e a direito por aí. Só há um detalhe: a atriz Aracy Balabanian não morreu. Na realidade, os títulos que circulam por aí não passam de um “caça-clique” para que pessoas entrem em sites de fofocas e sensacionalistas.

Na realidade, a tática já é manjada. Os “espertos” pegam um conteúdo que não teria muita relevância e costumam “esquentar” com um título dúbio. A partir daí, jogam o conteúdo em redes sociais para que as pessoas mais curiosas cliquem no link e vejam que o conteúdo da notícia nada tem a ver com o título.

No caso de hoje, o “mote” para as publicações não foi a “morte” de Aracy Balabanian. Na realidade, foi a participação dela no programa É de Casa e de comentários em relação ao falecimento de colegas de profissão como Tarcísio Meira e Paulo José. Não tem nada a ver com “morte dela”.

Vale apontar que não é a primeira vez que o nome dela é envolvido em boatos de morte. Em 2016 e 2017, tivemos que desmentir textos virais que apontavam que ela teria falecido. Deselegante, não é verdade?

Resumindo: é falso que a atriz Aracy Balabanian tenha morrido. Na realidade, as publicações que estão circulando por aí se aproveitaram de um depoimento dela e usaram um título sensacionalista e confuso só para desinformar e, claro, faturar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet