Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Fábio Assunção chama Doria de canalha, defende Bolsonaro e critica isolamento social em vídeo #boato

Fábio Assunção chama Doria de canalha, defende Bolsonaro e critica isolamento social em vídeo #boato

Fábio Assunção chamou Doria de canalha, defendeu Bolsonaro e criticou isolamento social em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, ator Fábio Assunção diz que Doria é canalha, ordinário e cafajeste, declara apoio a Bolsonaro e critica quarentena do coronavírus. 

Sem dúvida alguma, o governador de São Paulo João Doria foi do céu ao inferno em uma única pandemia. O governante paulista saiu na dianteira contra a Covid-19 e tomou medidas restritivas ainda na metade do mês de março, como o fechamento de escolas e espaços culturais.

O decreto de quarentena não demorou a chegar. No dia 24 de março, a decisão passou a valer em todo o estado paulista. Mas nem todo mundo gostou da ideia e Doria viu crescer na ala de pessoas contrárias à sua eleição um alicerce. Enquanto isso, muitos de seus apoiadores iniciaram um movimento contrário às decisões do governador de São Paulo.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, até o ator Fábio Assunção teria mostrado sua insatisfação. Segundo o vídeo que acompanha as publicações, o ator teria dito que o ser humano não vai melhorar, que a natureza já está melhorando e já provou que o “monstro” é o próprio ser humano. Nas imagens ainda é possível ver críticas contra o governador de São Paulo João Doria. Fábio Assunção teria chamado Doria de “vigarista, ordinário e cafajeste” e criticado a decisão de “vigiar os celulares da população”. O ator ainda teria declarado apoio ao presidente Jair Bolsonaro e criticado o ex-presidente Lula, chamando-o de “cachaceiro”. Confira:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Oi, pessoal. Tudo bem? Te falar rapidinho uma coisa. Eu tô me segurando para falar faz tempo, mas eu não aguento. […]. Se tem uma coisa que a gente tem que aprender, pelo menos, principalmente, a gente que é de São Paulo e até o Brasil inteiro, porque tem um sujeito que tem pretensão no Brasil inteiro. Se tem uma coisa que a gente tem que aprender com esse vírus é que a gente viu o lado monstruoso, vigarista, ordinário, cafajeste de um cara chamado João Doria […]. Quem esse cara pensa que é para poder tolher a gente, querer vigiar os nossos celulares. O que que tá acontecendo? É ditadura e vocês tão com medo do Bolsonaro? Pelo amor de Deus. Se você não é Bolsonaro, se você é Lula, você faz um favor para mim, desliga esse vídeo e vai para casa. Não enche o meu saco. Agora, vocês que são Bolsonaro como eu, que adora o nosso presidente, que estão apoiando nosso presidente, vem esse Doria falar que ele é o pai da cloroquina agora. […] Esse é o pior vigarista que tem, é o pior que tem. A gente sabe que o Lula, o Lula já é um m*, uma carta fora do baralho, não se fala mais no Lula. Mas o Lula é menos mau do que o Doria, sabe por quê? Porque o Lula a gente já sabe que ele é bêbado, que ele é cachaceiro, que ele é vigarista, que ele é ladrão. O Doria não. O Doria é apresentador de televisão, ele é artista, ele se faz de morto para pegar o coveiro. É o pior crápula que tem é o Doria. […]. Que isso sirva de lição pra gente”.

Versão 2: “Até o Fábio Assunção acordou. Pq o Brasil não vai acordar?”. Versão 3: “Fábio Assunção sóbrio sabe mandar o recado parabéns”. Versão 4: “Fabio Assunção (SQN), têm seus problemas, mas dessa vez acho que ele estava sóbrio, sábias palavras”. Versão 5: “Fábio Assunção tem seus problemas, mas aqui falou a verdade… e são”. Versão 6: “FÁBIO ASSUNÇÃO, VEM TOMAR UMA COMIGO. VOCÊ É DOS MEUS. VEM PRA CÁ. FIQUE TRANQUILO, SE VC CAIR, EU TE LEVO ATÉ SUA CASA. #foradoria”. 

Fábio Assunção chamou Doria de canalha, defendeu Bolsonaro e criticou isolamento social em vídeo?

O vídeo foi compartilhado diversas vezes nas redes sociais e dividiu opiniões. Muitas pessoas criticaram a atitude do ator, enquanto outras o parabenizaram. Mas será que Fábio Assunção realmente teria gravado um vídeo onde criticou Doria, o isolamento social e declarou apoio ao presidente Bolsonaro? A resposta é não.

Vamos aos detalhes! Para começo de história, o vídeo segue aquele velho roteiro de fake news na internet. Ele apresenta diversas características de boatos online, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, não só durante a pandemia da Covid-19, como também no restante do ano, os vídeos retirados de contexto são um grande problema nas redes sociais. A equipe do Boato.org já desmentiu inúmeros deles, como o que dizia que um vídeo da TV RAI prova que o novo coronavírus foi desenvolvido em uma laboratório na China. Também o que indicava que o governador do Ceará Camilo Santana teria participado de um aniversário durante a quarentena e, por fim, o que apontava que o médico Drauzio Varella teria afirmado que vai continuar saindo às ruas durante a quarentena.

Casos envolvendo vídeos que confundiam famosos com pessoas comuns também se tornaram habituais. Recentemente, o Boatos.org desmentiu um que dizia que o ex-jogador Denílson teria sido flagrado apanhando de uma travesti.

Em relação ao vídeo de hoje, é bastante simples identificar os furos da história. Uma rápida olhada nas redes sociais de Fábio Assunção é o suficiente para mostrar que o ator não é contra a quarentena.

Muito pelo contrário. Fábio Assunção defende o isolamento social. No dia 16 de abril, o ator refletiu sobre os elogios ao ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, uma vez que, em sua visão, ele estaria fazendo o seu “dever como médico e gestor”: agindo com responsabilidade e seguindo as orientações da OMS. O ator aproveitou para criticar o posicionamento do presidente Bolsonaro.

Além disso, Fábio Assunção não apoia o presidente Jair Bolsonaro e não faz questão de esconder. No dia 1º de abril, inclusive, o ator fez uma publicação onde alfineta Bolsonaro, afirmando que desde a posse do presidente, o país viveria um eterno Dia da Mentira. Ele atribui a data às fake news envolvendo a família de Bolsonaro.

E nem preciso dizer que também não foi nada difícil conferir o posicionamento de Fábio Assunção sobre o ex-presidente Lula, não é mesmo? Em outubro de 2019, a equipe de Lula publicou um vídeo de Fábio Assunção parabenizando o ex-presidente pela passagem de seu aniversário. Na oportunidade, o ator se disse “na torcida” para que a Justiça fosse feita e que Lula fosse liberado o mais rápido possível da prisão.

Como se isso não fosse suficiente, ainda há a questão da semelhança (ou falta dela) entre o homem do vídeo e o ator Fábio Assunção. No dia 4 de abril, o ator publicou um vídeo em suas redes sociais para falar sobre a quarentena. É possível ver que o homem do vídeo até lembra os traços físicos de Fábio Assunção, mas, em um contexto geral, é bem diferente do ator. Além disso, a voz e o sotaque também não são nada parecidos.

Em resumo: a história que diz que o ator Fábio Assunção teria gravado um vídeo criticando o governador de São Paulo João Doria, o isolamento social e declarando apoio ao presidente Jair Bolsonaro é falsa! Uma busca simples nas redes sociais do ator é suficiente para perceber que ele apoia o isolamento social, não criticou Doria e não apoia o presidente Bolsonaro. Além disso, um vídeo recente do ator mostra que, apesar de uma certa semelhança entre ele e o homem do vídeo, trata-se de duas pessoas diferentes. A voz e o sotaque entregam o restante da farsa. Ou seja, tudo não passa de boato. Não compartilhe e, se possível, permaneça em casa e lave bem as mãos. Até a próxima!

PS: É bastante triste, mais uma vez, ter que explicar algo que todo mundo já deveria estar ciente. Chacotas em relação à uma condição física ou psicológica não é divertido. Isso não é brincadeira! Observamos que muitas publicações citavam a dependência química do ator Fábio Assunção para validar ou não o que ele supostamente teria dito no vídeo. Você pode, é claro, discordar ou concordar com qualquer afirmação do ator. Porém, usar seu problema de saúde como justificativa, além de ser falta de empatia, também é canalhice.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2RCIocR