Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Eduardo Costa recebeu ameaças de morte de políticos após lançar música “Cuidado” #boato

Eduardo Costa recebeu ameaças de morte de políticos após lançar música “Cuidado” #boato

Eduardo Costa recebeu ameaças de morte de políticos após lançar música “Cuidado”, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Depois de lançar a música “Cuidado”, com teor político, Eduardo Costa recebeu várias ameaças de vários políticos.

Como vivemos em um momento (já há alguns anos) extremamente polarizado no Brasil, o que não faltam são mensagens que interpretam acontecimentos puxando a “brasa para a sua sardinha”. É o que está acontecendo com uma música lançada pelo cantor sertanejo Eduardo Costa. Quem é de direita diz que a música é uma crítica à esquerda e vice-versa.

Interpretações à parte, o fato é que muitos dos compartilhamentos estão sendo acompanhados de uma denúncia. De acordo com mensagens, Eduardo Costa estaria sendo ameaçado por “políticos” por causa do lançamento da música. “Eduardo Costa lançou está música e já recebeu varias ameaças de vários políticos”, diz uma das mensagens. “EDUARDO COSTA AMEAÇADO DE MORTE APÓS LANÇAR ESSA MÚSICA”, aponta outra.

Confira o desmentido em vídeo:

Eduardo Costa recebeu ameaças de morte de políticos após lançar música “Cuidado”?

Logicamente, não vamos entrar no mérito se a música em questão deixa recados para um político em especial. Porém, uma coisa é fato: não há qualquer indício de que Eduardo Costa tenha recebido “várias ameaças de morte de vários políticos” depois de lançar “Cuidado”. Três são os principais motivos.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

O primeiro está na música em si. Apesar de falar explicitamente sobre política e, de acordo com o próprio Eduardo Costa, ser um “manifesto”, não há qualquer crítica nominal ou direta a um político. O que há na música são críticas “genéricas” (que não deixam de serem reais) contra ações de políticos (por isso mesmo que cabem interpretações para todos os lados).

Com isso, não há muita lógica de político A ou B (ou D ou L) tomarem a crítica para si ao ponto de “ameaçar de morte” o cantor. Fazer isso seria, com certeza, um tiro no pé do próprio político. E aí chegamos ao segundo motivo.

Ao procurar por qualquer prova de que Eduardo Costa tenha sido ameaçado de morte por políticos por causa da tal canção (o que, como falamos, não tem muita lógica), nada encontramos em fontes confiáveis. Achamos apenas relatos genéricos em redes sociais. Nem o cantor falou sobre supostas ameaças tampouco qualquer veículo de mídia que noticiou o lançamento falou sobre Eduardo Costa ter sido ameaçado.

O terceiro motivo está na mensagem. Sem citação a nenhuma fonte confiável ou qualquer prova de que Eduardo Costa tenha sido ameaçado por políticos, a mensagem (que mais serve para chamar atenção e divulgar o link da música) não passa de um relato vazio com o intuito de “render um clique” para a canção.

Vale apontar que não é a primeira vez que fake news de “ameaças” contra músicos que falaram de política se espalha na internet. Já desmentimos boatos que falavam que “políticos de Brasília” haviam se mobilizado para tirar um clipe de Gabriel O Pensador do ar e que uma música de uma dupla chamada Lorena e Rafaela havia sido tirado do ar pelo “Congresso e Senado”.

Resumindo: a história que aponta que Eduardo Costa foi ameaçado por políticos após lançar a música “Cuidado” não passa de um boato. Além de não existir qualquer prova, lógica ou informação em fonte confiável de que isso tenha acontecido, a mensagem em questão segue uma lógica de boatos que criam um factoide para “promover um conteúdo”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: