Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Cirque Du Soleil faz apresentação com a Dança do Pecado Original em vídeo #boato

Cirque Du Soleil faz apresentação com a Dança do Pecado Original em vídeo #boato

Cirque Du Soleil faz apresentação com a Dança do Pecado Original em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra a apresentação do Cirque Du Soleil em que é mostrada a Dança do Pecado Original. Foi a primeira do grupo após a pandemia.

  Introdução

Vídeos incríveis sempre rendem algumas fake news na internet. Normalmente, elas são relacionadas a um crédito errado. No caso de hoje, um vídeo atribuído ao Cirque Du Soleil está viralizando na internet.

Na apresentação, é dito que o grupo teria escolhido como primeira apresentação após a paralisação na pandemia a representação da história de Adão e Eva. O nome do espetáculo seria A Dança do Pecado Original. Leia algumas das mensagens que estão circulando online (o vídeo você vê mais abaixo):

Versão 1: “O primeiro espetáculo do Cirque Du Soleil, depois da recuperação financeira. Quase faliram por culpa da pandemia. Vejam a dança do pecado original assim que a Eva e Adão comem  a maçã do pecado, dada pela serpente, o mal e despertado. No final a inocência é salva pelo anjo da Deus . Um verdadeiro Show! Aprecie.”

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: O anjo de Deus,está de volta ! Cirque du Soleil em A Dança do Pecado Original  Simplesmente difícil de acompanhar tanta arte, tanta perfeição!  Vou rever mais algumas vezes!!! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  Análise

Vimos a mensagem circulando por algumas redes sociais como o Twitter, TikTok, Facebook e outras. As desconfianças sobre o assunto começam ao vermos as caraterísticas da mensagem e ao histórico de boatos similares.

As mensagens que estão circulando na internet têm características como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a história.

Além disso, o que não faltam são fake news similares a esta. Já desmentimos vídeos falsamente atribuídos ao submarino Titan, de um bebê que teria sido encontrado por um soldado israelense em Brumadinho e o incêndio na biblioteca de Marselha.

Para realizar a checagem, vamos responder a algumas perguntas. A primeira dela é se o vídeo em questão é de uma apresentação do Cirque Du Soleil. A segunda é qual o vídeo original em relação ao assunto. A terceira é qual a apresentação atual do Cirque Du Soleil.

Checagem

O vídeo em questão é de uma apresentação do Cirque Du Soleil?

Não é. Assim como nos casos que citamos, o vídeo foi atribuído erroneamente à companhia canadense. Para começar, o vídeo em questão é de outra apresentação (de antes da pandemia, aliás). Além disso, a apresentação atual do Cirque Du Soleil não é a citada.

Qual o vídeo original em relação ao assunto?

O vídeo é, na realidade, de um grupo de dança austríaco chamado Zurcaroh. A apresentação foi feita no programa The X Factor em 2018. O vídeo original pode ser visto abaixo:

Qual a apresentação atual do Cirque Du Soleil?

Na realidade, há uma lista de apresentações temáticas do Cirque Du Soleil feitas por membros diferentes do grupo. No site oficial, há descrições de espetáculos como o Alegría, Bazzar, Crystal, Echo, Corteo, Kooza e outros. Não está na lista nenhuma espetáculo chamado O Pecado Original.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo em questão é bem legal, mas não é de uma apresentação do Cirque Du Soleil depois da pandemia. Na realidade, a apresentação é de um grupo austríaco de dança em um show de talentos em 2018.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm