Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra implosão do submarino Titan no fundo do mar #boato

Vídeo mostra implosão do submarino Titan no fundo do mar #boato

Vídeo mostra implosão do submarino Titan no fundo do mar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo que viralizou na internet mostra momento exato em que o submarino Titan sofreu uma implosão no fundo do mar

A implosão do submersível Titan parou os noticiários do mundo inteiro na última semana. A embarcação viajava até os destroços do Titanic, no dia 18 de junho de 2023, no oceano Atlântico, mas perdeu o contato com o seu navio cerca de 1h30min após a descida.

No dia 22 de junho de 2023, a Marinha dos EUA confirmou a descoberta de alguns destroços do submersível Titan que indicavam uma implosão. A situação ocorre quando a pressão externa é maior do que a pressão dentro da embarcação, o que resultou no esmagamento do submersível. Todas as cinco pessoas a bordo morreram.

Toda história gerou uma enorme curiosidade sobre o caso e, logo, fake news sobre o assunto começaram a pipocar na internet. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação, um vídeo mostraria a explosão do submarino Titan. Segundo as imagens, os tripulantes estariam observando e filmando os destroços do Titanic quando a implosão ocorreu. Ainda segundo as imagens, é possível ver a implosão acontecendo e a câmera permanecendo intacta. Confira:

Vídeo: é falso que Alexandre de Moraes disse que quer corroer a democracia

Versão 1: “VÍDEO DE IMPLOSÃO DO SUBMARINO “TITAN” VIRALIZA NA WEB AGORA TÁ APARECENDO ATÉ VÍDEO? 28.06”. Versão 2: “O suposto vídeo da implosão do submarino Titan que está viralizando na internet…”. Versão 3: “Suposto vídeo da IMPLOSÃO do submarino Titan viraliza na web”.

Análise da mensagem que circula online

O vídeo circulou em diversas plataformas na internet, como o Twitter e, principalmente, no Instagram, onde já conta com quase 1 mil curtidas em apenas uma publicação (que, inclusive, foi feita por uma página que sempre compartilha informações duvidosas ou falsas).

Além disso, as publicações apresentam características recorrentes em fake news na internet, como o caráter extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o vídeo (se todo mundo está falando apenas sobre isso, é óbvio que os veículos de comunicação compartilhariam ou falariam sobre esse vídeo caso ele fosse real).

Sempre que um evento trágico acontece, vídeos falsos sobre o suposto desastre começam a aparecer na internet. O próprio caso Titan já rendeu algumas fake news. Sobre esses assuntos, a equipe do Boatos.org já desmentiu diversas histórias (aqui, aqui e aqui).

Toda essa história nos suscitou algumas dúvidas: o vídeo da explosão do Titan é realmente verdadeiro? O vídeo foi gravado durante a viagem fatal? Existe algum vídeo feito de dentro da cabine do Titan? Para conferir essas e outras respostas sobre a história, continue lendo.

O vídeo da explosão do submarino Titan é real?

Não é. As imagens não mostram o momento do acidente com o submersível Titan. O vídeo faz parte do acervo pessoal de Aaron Newman, autor, palestrante e empreendedor no ramo da tecnologia. Aaron também é investidor da OceanGate, empresa responsável pelo submersível Titan, e viajou a bordo da embarcação em agosto de 2021.

Em entrevista à CBS News, no dia 21 de junho de 2023 (antes dos destroços da embarcação serem encontrados), Aaron contou sua experiência durante a visita aos destroços do Titanic junto ao Titan. O vídeo usado na história de hoje pode ser visto a partir dos 0:40. De acordo com Aaron, a viagem foi confortável, mas era impossível se deslocar pela cabine e afirmou que o submersível Titan era completamente seguro.

O vídeo foi gravado na viagem fatal?

Não. Se você olhar com atenção, vai ver que a tripulação do Titan que aparece no vídeo não é a mesma que acabou morrendo na implosão do submersível. As imagens mostram, inclusive, uma mulher. A tripulação que morreu no incidente era composta apenas por homens: Stockton Rush, CEO da Ocean Gate; Paul-Henry Nageolet, ex-comandante da Marinha Francesa e especialista em pesquisa subaquática; e os convidados Hamish Harding, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood.

Há algum vídeo da parte interna do Titan?

Nada foi divulgado até o momento. Porém, dada à violência do acidente, é mais provável que tudo que esteja dentro da cabine do Titan acabe destruído. E mesmo que algo tenha restado, como uma câmera, ainda existem fatores que dificultariam o resgate de um equipamento tão pequeno, como as correntes marinhas que acabam arrastando os objetos, a profundidade e a pressão extrema, a escuridão e frio no local, a lama e as ondulações características do fundo do mar etc. Isso sem falar que o próprio sal presente nas águas dos oceanos também pode danificar qualquer equipamento que tenha restado.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra o momento exato da implosão do submarino Titan no fundo do mar é falsa! O vídeo foi retirado de uma gravação muito mais extensa de uma visita do Titan aos destroços do Titanic. Na gravação original, é possível ver que o vídeo segue e, inclusive, há uma mulher a bordo. No dia do desastre, o Titan levava apenas 5 homens a bordo. E devido à violência da implosão nas condições que se encontrava o submersível Titan, é mais provável que qualquer equipamento dentro da cabine tenha sido destruído.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99275-5610.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm