Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Charles Chaplin não deixou “4 declarações sobre a vida” antes de morrer

Charles Chaplin não deixou “4 declarações sobre a vida” antes de morrer

Charlie Chaplin falou sobre andar na chuva, dia que não rimos e melhores médicos do mundo e 4 declarações, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Charles Chaplin deixou 4 declarações sobre “eterno”, “chuva”, dias desperdiçados e melhores médicos do mundo.

Análise

Vez ou outra nos deparamos com conteúdos curiosos na internet, como supostos conselhos e declarações de pessoas famosas. Esse tipo de conteúdo pode servir como inspiração e motivação. Porém, nem tudo o que vemos na internet é verdade.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, o ator e comediante Charlie Chaplin teria deixado 4 declarações sobre a vida antes de morrer. Segundo a história, ele teria deixado 4 ensinamentos sobre “nada ser eterno”, “andar na chuva”, “dias desperdiçados” e “os seis melhores médicos do mundo”. Confira:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

“CHARLES CHAPLIN MORREU AOS 88 ANOS, DEIXOU 4 DECLARAÇÕES: 1… Nada é eterno neste mundo, nem mesmo nossos problemas. 2… Eu gosto de andar na chuva, para que ninguém veja minhas lágrimas. 3… O dia mais desperdiçado da vida é o dia em que não rimos. Quatro… Os seis melhores médicos do mundo: 1. Sol, 2. Descanso, 3. Exercício, 4. Dieta, 5. Autoestima 6. Amigos. A vida é apenas uma viagem! Viva o presente!”.

A história ganhou uma grande visibilidade nas redes sociais, em especial, no Facebook e comoveu muitas pessoas. Apesar disso, a história apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir daí, resolvemos investigar um pouco mais sobre a publicação e agora vamos te contar, em três etapas, o que é verdade e o que é mentira nessa história: 1) Charlie Chaplin deu as declarações sobre “eterno”, “chuva” e dias desperdiçados? 2) Charles Chaplin fez a frase sobre os seis melhores médicos do mundo? 3) Há outros fakes sobre ele?

Checagem

Charlie Chaplin deu as declarações sobre “eterno”, “chuva” e dias desperdiçados?

Fizemos a checagem na internet e descobrimos que uma das declarações é verdadeira. Alguns sites internacionais já desmentiram a história. De acordo com a AAP, a história já circula na internet desde meados de 2015. Apenas a frase sobre nada ser eterno, de fato, foi dita por Chaplin. Ainda segundo o site, a frase “nada é permanente neste mundo perverso, nem mesmo nossos problemas” foi dita durante o longa-metragem Monsieur Verdoux, protagonizado por Chaplin, em 1947.

Já de acordo com o site Ellinika Hoaxes, a frase sobre “andar na chuva” é frequentemente atribuída a Chaplin, porém, não existe nenhuma referência sobre sua fonte. Enquanto isso, a frase sobre “dias desperdiçados” também não foi dita por Chaplin. Na realidade, de acordo com o site Ellinika Hoaxes, a frase foi registrada pelo escritor francês Nicolas Chamfort, em 1795.

Charles Chaplin fez a frase sobre os seis melhores médicos do mundo?

Também não. A declaração sobre os seis melhores médicos foi retirada do livro “What the River Knows: An Angler in Midstream”, escrito pelo professor de inglês Wayne Fields, em 1996. O livro apresenta uma canção infantil que lembra os “seis médicos”. A mesma versão dessa canção foi publicada em jornais de 1909, antes de Charlie Chaplin ser ator.

Há outros fakes sobre ele?

Sim. Infelizmente, fake news sobre Charlie Chaplin são bastante comuns. Aqui no Boatos.org, já desmentimos diversas histórias falsas sobre ele, como a que dizia que Charlie Chaplin teria ficado em 3º lugar em um concurso de sósias dele. Também a que indicava que ator teria ganhado a bengala de Charlie Chaplin, feito gracinha e derrubado uma idosa. Se isso não bastasse, na internet, diversas histórias falsas sobre o ator também estão circulando, como a desmentida pela AFP Checamos, que aponta que o neto de Charlie Chaplin teria quebrado sua bengala durante uma festa.

Conclusão

Fake news ❌

Charlie Chaplin não falou sobre “andar na chuva”, “dias desperdiçados”, “seis melhores médicos” e 4 declarações antes de morrer. Na realidade, Charlie Chaplin falou apenas uma das coisas apontadas. Charlie Chaplin disse que “nada é permanente neste mundo perverso, nem mesmo nossos problemas”, durante o longa-metragem Monsieur Verdoux, em 1947.

Porém, Charlie Chaplin não disse mais nada sobre o que está no texto da história de hoje. Uma das frases foi retirada de um texto do escritor francês Nicolas Chamfort, em 1795, e a citação dos seis médicos foi retirada de uma canção infantil que circula em jornais desde 1909, antes de Chaplin ser ator.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).