Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Charlie Chaplin ficou em 3º lugar em um concurso de sósias dele, mostra foto #boato

Charlie Chaplin ficou em 3º lugar em um concurso de sósias dele, mostra foto #boato

Charlie Chaplin ficou em 3º lugar em um concurso de sósias dele, mostra foto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra concurso em que Charlie Chaplin tentou ser o sósia dele mesmo. Detalhe: o ator acabou o concurso em 3º lugar.

É inegável que grande ídolos são permeados por muitas lendas. Em tempos de internet e desinformação, algumas delas ganham uma nova forma e acabam viralizando. Hoje, vamos falar sobre uma imagem e uma história que envolve o ator britânico Charlie Chaplin.

Uma foto que diversos sósias em um concurso está viralizando na internet acompanhado de uma mensagem que o próprio Charlie Chaplin teria participado do concurso e, pasmem, ficado apenas em 3º lugar. Leia as mensagens que circulam online e veja a foto:

Não dependa da opinião dos outros, assim seu crescimento será mínimo. Claro que se recebermos um conselho, uma sugestão ou dica, será bem vindo. Como vemos na imagem, Charlie Chaplin entrou num concurso de sósia dele mesmo e ainda assim ficou em 3⁰ lugar. Se depender da opinião dos outros, você não serve nem para ser você! Isso prova que se depender da opinião dos outros você não serve nem pra ser você. Charlie Chaplin entrou num concurso de sósia dele mesmo e ainda assim ficou em 3⁰ lugar.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Charlie Chaplin ficou em 3º lugar em um concurso de sósias dele?

A história é muito curiosa e, de fato, atravessou décadas. Porém, não há qualquer prova de que Charlie Chaplin participou de um concurso de sósias dele mesmo e ficou em 3º lugar. Tampouco a foto mostra o tal concurso.

Como falamos no início do texto, é fato que grandes ídolos são cercados de grandes lendas que, no final, não passam de lenda mesmo. Já desmentimos por aqui, por exemplo, histórias falsas sobre os Beatles, Gandhi, Chaves e Djavan. No caso de Charlie Chaplin, a história também não procede.

Vamos começar pela imagem. A foto em questão é de um concurso de sósias de Charlie Chaplin que ocorreu no ano de 1921 na cidade Bellingham (EUA). Ela só foi “integrada à suposta história” na era da internet.

Já a história circula muito antes da “era da internet”. Na realidade, ela surgiu de uma fala atribuída à atriz Mary Pickford. Em 1920, um jornal de Singapura colocou uma aspa de um sujeito que falou que ela teria contado que o ator teria tentado participar do concurso e ficado em 20º (e não 3º) lugar.

Há alguns anos, um site de checagem resolveu tirar a história a limpo e conversou com a própria Chaplin Association. A resposta em relação ao assunto foi que não há provas de que tenha ocorrido tal concurso. Foi a tal da história do amigo que contou para o amigo que foi modificando o caso. A pessoa que fez a pesquisa também apontou que não há qualquer menção do próprio sobre o episódio em sua biografia.

A história se modificou tanto que além de “incluírem uma foto” e mudarem a posição de Chaplin no concurso, surgiu uma nova versão que apontava que o tal concurso teria ocorrido em 1975, em Paris. Não é preciso dizer que a versão também não é comprovada.

Resumindo: em meio a tantas contradições e ausência de qualquer referência do próprio Charles Chaplin que aponte para a história, podemos dizer que a informação que aponta que ele participou de um concurso é, no mínimo, um boato. Uma história que surgiu do nada e que ninguém sabe, ninguém viu.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK