Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Caetano Veloso cai ao ouvir “é Bolsonaro”, mostra vídeo #boato

Caetano Veloso cai ao ouvir “é Bolsonaro”, mostra vídeo #boato

Caetano Veloso cai ao ouvir é Bolsonaro, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Cantor Caetano Veloso cai no palco após cantar a música “Força Estranha” e ouvir da plateia a frase “é Bolsonaro”. Vídeo mostra o momento da queda.

O movimento de artistas dentro da política brasileira não é novidade para ninguém. Durante a Ditadura Militar no Brasil, diversos artistas fizeram produções para protestar contra o Regime e contra a censura imposta por ele.

Ao longo do governo Bolsonaro, inúmeros artistas também se manifestaram contra as ações e os discursos proferidos pelo presidente. Em 2018, durante um show no Brasil, o ex-integrante da banda Pink Floyd, Roger Waters, foi vaiado após criticar Bolsonaro.

E de acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, o cantor Caetano Veloso, crítico do governo Bolsonaro, teria caído no palco após escutar o grito “é Bolsonaro” vindo da plateia. Segundo a história, Caetano Veloso começou a cantar a música “Força Estranha”, uma colaboração dele com a cantora Gal Costa, quando algumas pessoas na plateia começaram a gritar uma frase de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Confira:

“Ao ouvir: É Bolsonaro…É Bolsonaro… Caetano Veloso cai do palco, uns dizem q é velhice, outro dizem ser uma força estranha, mas a Globo afirma q  a culpa é do Bolsonaro!”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Caetano Veloso cai ao ouvir “é Bolsonaro”, mostra vídeo?

A informação rendeu diversos comentários nas redes sociais, em especial, no Twitter. Apesar disso, a história não é verdade. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Ao olhar para a publicação, logo de cara percebemos que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, o que não falta na internet são vídeos retirados de contexto que servem como base para histórias falsas. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Putin teria imitado Bolsonaro ao comer na rua. Também a que indicava que o cantor Zé Vaqueiro teria sido vaiado em um show, após gritar “fora Bolsonaro” e, por fim, a que apontava que Lula teria ameaçado padres e pastores durante seu discurso.

Ao procurar por mais informações sobre a história, nada encontramos. Foi aí que resolvemos investigar a origem do vídeo e descobrimos que a situação não teve nada a ver com o Bolsonaro.

Na realidade, o caso ocorreu no dia 16 de maio de 2009, durante um show de Caetano Veloso, em Brasília (DF). Na oportunidade, o cantor se desequilibrou enquanto cantava sua canção e caiu no fosso (o espaço que fica entre o palco e a plateia), sofrendo ferimentos leves.

Na época, diversos fãs compartilharam vídeos do momento exato em que o cantor Caetano Veloso se desequilibrou e caiu. Nas imagens originais é possível ver que o grito “é Bolsonaro” não existe. O áudio foi colocado posteriormente no vídeo. Você pode conferir aqui:

Em resumo: a história que diz que Caetano Veloso caiu no palco após escutar um grito de “é Bolsonaro” é falsa! O vídeo, na verdade, é antigo. As imagens foram gravadas em maio de 2009, durante um show de Caetano Veloso, em Brasília (DF). Na oportunidade, o cantor se desequilibrou e caiu no fosso (espaço que fica entre o palco e a plateia), tendo apenas ferimentos leves. Já os gritos de “é Bolsonaro” não existem nos vídeos originais. Eles foram colocados posteriormente, mostrando que as imagens foram editadas. Por fim, na época, Bolsonaro não era tão conhecido assim, ele era apenas um deputado federal pelo Rio de Janeiro envolvido em escândalos. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: