Caetano, Maria Bethânia, Mart’nalia e Regina Casé dançam em festa de réveillon 2021 #boato

Boato – Sem máscaras ou isolamento, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Mart’nalia e Regina Casé dançaram em vídeo gravado no réveillon 2021, durante a pandemia.

Na primeira segunda-feira do ano, podemos dizer que, agora sim, estamos em 2021. No mundo das fake news, a “virada de ano” já é assunto e é acompanhada de um assunto velho: a pandemia. Desta vez, o ataque é contra um grupo de artistas contrários ao presidente Jair Bolsonaro.

Um vídeo que mostra, entre outras pessoas, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Mart’nalia (filha de Martinho da Vila) e Regina Casé dançando de forma animada em uma festa está circulando como se fosse do réveillon 2021. Junto ao vídeo, há críticas a eles e à Globo, que, de acordo com a mensagem, iria ficar “caladinha”. Leia algumas das versões de mensagens que circulam online e veja o vídeo: :

Versão 1: *Mart’nalia, Regina Casé, Caetano Veloso, Maria Bethânia, etc. sem máscara, aglomerados? Mas, péra, são da globo, eles podem!* Versão 2: Caetano Rouanet Veloso, Regina Casé, Betânia, filha de Martinho da Vila e outras dezenas de artistas em festa de réveillon, TODOS SEM DISTANCIAMENTO E SEM MÁSCARAS.

Versão 3: Quando sua casa for invadida pela polícia, por causar aglomeração, lembre-se que na casa do Caetano Veloso as festas estão liberadas ! Será que a extrema imprensa vai divulgar essa bandalheira descarada ? Canalhas hipócritas ! Versão 4: Kd a máscara?? Kkkkkkkkk Alooooo FANTÁSTICO?? JORNAL NACIONAL?? SEUS HIPÓCRITAS DE PLANTÃO… GAL…REGINA CASÉ…MARTINALIA…CAETANO…ENTRE OUTROS …TODOS COMEMORANDO A PASSAGEM DO ANO… ESSA É A TURMA DO ELE NÃO…

Versão 5: Olha que legal o réveillon na Bahia festejando 2021. Galera boa Regina Casé, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Martinália filha do Martinho da vila e adjacências. Parabéns sem medo da peste chinesa. Festão do covidão! Versão 6: Engraçado, isso pode, né? Por que a *Globo* não vai reclamar pela falta de máscaras e aglomerações? Só não pode, quando é o Bolsonaro. Gente hipócrita! Bethania, Caetano, Regina Casé, Martinália e outros… meu repúdio!

Caetano, Maria Bethânia, Mart’nalia e Regina Casé dançam em festa de réveillon 2021?

As imagens, como vocês puderam ver, geraram muitas críticas por parte de muita gente que não nutre simpatia pelos artistas do “ele não” (e, consequentemente, nutrem simpatia por Bolsonaro). O que nem todos viram (pelo menos os que compartilharam na inocência) é que o vídeo em questão não é recente.

A nossa análise começou com a “triade de sempre” (verificar características do texto, relembrar histórico desse tipo de fake news e fazer uma busca inicial pelo assunto). A mensagem em questão tem características de boatos como ser vaga (não diz sequer onde teria sido a festa em questão), alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis que comprovem o assunto.

Para além disso, boatos “que entregam” com fotos e vídeos pessoas públicas criticadas por bolsonaristas furando a quarentena são comuns na internet. Já desmentimos boatos sobre João Doria, Rodrigo Maia, Lula, Mandetta, Gilmar Mendes, Maju Coutinho, Cesar Tralli e outros.

Ao buscar mais detalhes sobre a tal festa de réveillon de Caetano, Maria Bethânia, Mart’nalia e Regina Casé que “quebrou o isolamento”, nada encontramos a respeito. Ao buscar pelo vídeo em questão, “matamos a charada”.

A filmagem que mostra os artistas dançando de forma animada foi gravada muito antes da pandemia. Em redes sociais, achamos referências ao vídeo datadas do início do ano de 2019. Veja um exemplo de uma postagem de 1º de fevereiro de 2019.

Vídeo enviado a este amigo direto de Santo Amaro, da casa de dona Canô mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, eles e outros famosos como Regina Casé, Mart’nália e pai Jose Raimundo Lima Chaves dentre outros, todos na comemoração de aniversário do irmão dos cantores, o senhor Rodrigo Veloso comemorando os meus 84 anos de vida.

Ao buscar sobre a festa em questão, descobrimos matérias de janeiro de 2019 de sites da região de Santo Amaro (Bahia) falando do encontro de celebridades nas festividades de Rodrigo Veloso. Veja exemplos aqui, aqui e aqui.

Resumindo: o vídeo de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Mart’nalia e Regina Casé dançando sem isolamento, máscaras ou outros cuidados é real, mas não foi gravado no réveillon de 2021. O vídeo em questão é de 2019 e não tem relação com a pandemia da Covid-19.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet