Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Barbie aborto (Barbie abortion) começou a ser comercializada para crianças #boato

Barbie aborto (Barbie abortion) começou a ser comercializada para crianças #boato

Barbie aborto (Barbie abortion) começou a ser comercializada para crianças, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagem mostra Barbie aborto (Barbie abortion), boneca lançada e que está sendo vendida para crianças.

A indústria dos brinquedos infantis tem se renovado ano após ano. Não só em busca de brinquedos mais atrativos, mas também mais inclusivos. Exemplo disso são as coleções de Barbies negras lançadas pela Mattel.

Além de diferentes tonalidades de pele e tipos de cabelo, como o cacheado e o crespo, a empresa também lançou bonecas que possuem algum tipo de deficiência, como brinquedos com cadeira de rodas.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, uma nova Barbie lançada no mercado estaria causando indignação. Segundo a publicação, a Mattel teria lançando a Barbie aborto (Barbie abortion) e ela estaria sendo vendida para crianças. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “Está a ser comercializada uma ‘BARBIE ABORTO’. Deus proteja nossas crianças”. Versão 2: “Não sei se isso é verdade!! Mas Barbie Aborto e sacanagem pqp.   Desisto do Ser Humano”.

Barbie aborto (Barbie abortion) começou a ser comercializada para crianças?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muitos pais indignados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e pela origem da história.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis para embasar a informação. Além disso, não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Se isso não bastasse, histórias falsas sobre brinquedos não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a Barbie macumba e de santas seria lançada e vendida no Brasil. Também a que indicava que o spinner seria do diabo e foi trazido pela pombagira para o Brasil e, por fim, a que apontava que a Cotiplás teria lançado uma boneca trans para fortalecer a ideologia de gênero.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que a história foi desmentida em sites de checagem internacionais. De acordo com o fact-checking da AFP, uma rápida olhada na imagem é o suficiente para identificar a origem da história. Segundo a AFP, na imagem é possível ler “Wendy Davis para governadora do estado do Texas”. Wendy Davis é uma advogada e ex-senadora que concorreu ao governo do Texas, em 2014.

De acordo com o site de checagem Africa Check, a imagem foi criada pelo fundador do site Unsavoryagents. A imagem foi usada em maio de 2014 durante a campanha de arrecadação de fundos de Wendy Davis, em Los Angeles. Segundo o site Africa Check, essa e outras imagens foram criadas para trazer a questão do aborto às discussões na política texana.

Em resumo: a história que diz que a Barbie aborto teria sido criada e estaria sendo vendida para crianças é falsa! Além de não existirem informações sobre o assunto na internet, descobrimos que a história já foi desmentida em outros serviços de checagem internacionais, como a AFP e a Africa Check. De acordo com eles, a imagem foi criada pelo fundador do site Unsavoryagents, que é conservador. O pôster foi utilizado na campanha de arrecadação de fundos de Wendy Davis, em maio de 2014 e não tem nada de real. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: