Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Barbie macumba (Iemanjá, Ogum e Oxum) e de santas será lançada e vendida #boato

Barbie macumba (Iemanjá, Ogum e Oxum) e de santas será lançada e vendida #boato

Boato – Mensagem alerta para o lançamento e venda de boneca Barbie macumba com orixás do candomblé (como Iemanjá, Ogum e Oxum) e de santas.

A Barbie é, provavelmente, a boneca mais popular do mundo. O brinquedo já virou tema de roupas, materiais escolares, artigos de cama, mesa e banho, objetos de decoração e até cosméticos.

Desde sua criação, em 1959, a boneca sofreu muitas mudanças para acompanhar a evolução da moda e do padrão das mulheres. Apesar da fama, a Barbie já recebeu muitas críticas por pregar um padrão de beleza irreal e não representar a diversidade étnica e cultural do país.

Mas, ao que tudo indica, essa realidade irá mudar. Isso porque será lançada a “Barbie macumba”. De acordo com a história que circula na web, a boneca será lançada com orixás do candomblé e santas. Leia o que diz a mensagem:

Lançamento da barbie com temas de macumba. Ogum, Yemanjá, Oxum. Compartilhe alertando os pais para tomar cuidado ao comprar bonecas. Alerta bonecas Barbie temas de esotérico macumba.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Hoje meu coração vai entardecer muito triste.Quando eu deixei a umbanda,nosso Deus me deu uma ordem expressa:Agora vá e conte para as minhas servas o quanto o inferno investe nas crianças. Com base nessa ordem do Senhor foi que eu criei o Projeto Daniel,o menino que não comeu as guloseimas do rei.Meu livro será lançado em breve! Porém o inferno parece que tem sido mais rápido que eu,vc,nossos pastores e todos nós juntos!

Enquanto nós deixamos empresas cristãs como a dos personagens Mig&Meg à deriva, a criatividade humana investe em nossas crianças lançando as Barbies dos Orixás ( ainda que sja uma mera exposição de escola, de artistas ou sei lá o que), precisamos também fazer nossas exposições de personagens da bíblia. Mostre isso ao seu pastor e peça que ele reflita se aquele valor que vc pediu para o evento das crianças é realmente muito dinheiro como ele havia pensado! Ai de vocês pastores que não investem no Ministério Infantil!

Barbie macumba (Iemanjá, Ogum e oxum) e de santas será lançada e vendida?

Nem precisamos dizer que a (suposta) coleção nova deixou muita gente incomodada. Não são todos, eu sei, mas um número suficiente para agitar o dia de muita gente. Mas será mesmo que essa história é real? A resposta é não. E para você entender melhor, vamos aos fatos.

Como vocês puderam ver acima, o texto pede que os pais tenham cuidado ao comprar bonecas, pois a coleção será lançada e vendida em breve. Ou seja, as informações estão carregadas de proselitismo religioso, intolerância e preconceito.

A própria forma como a história se espalhou já indica que se trata de um boato. Além disso, a história está muito mal explicada, não possui datas e fontes confiáveis e, ao pesquisarmos sobre a tal coleção, não encontramos nada a respeito.

Na realidade, as imagens são da exposição “Barbie, a Religião Plástica” de Pool Paolini e Marianela Pirelli, com versões da boneca e de seu namorado, Ken, como santos e divindades.

A exposição, que foi lançada em outubro de 2014, é composta por 33 bonecos. Entre eles, Barbie nas versões de Nossa Senhora de Guadalupe, Maria Madalena, Iemanjá e Ken à imagem e semelhança de Jesus, Buda, São Jorge e entre outros. São imagens do cristianismo, judaísmo, budismo e islamismo.

Enfim, apesar das polêmicas e entusiasmos, a história não passa de um boato fruto da criatividade, imaginação fértil e preconceito das pessoas. Ou seja, a “Barbie macumba” não será lançada e muito menos vendida.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão da leitora Teresa Amália, Michelle Ramos e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um  tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.