Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Augusto Cury escreve texto “triste geração que se estressa por tudo” #boato

Augusto Cury escreve texto “triste geração que se estressa por tudo” #boato

Augusto Cury escreve texto triste geração que se estressa por tudo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O escritor Augusto Cury escreveu o texto “triste geração que se estressa por tudo”. Nele, Cury faz uma reflexão com críticas à juventude nos dias de hoje.

Um fenômeno nem tão novo assim tem invadido cada vez mais a internet: as chamadas “fake news literárias”. Tratam-se de textos apócrifos, ou seja, que são escritos por anônimos e assinados como se fossem de autores famosos. E, curiosamente, mesmo com todos os recursos disponíveis hoje na web para a checagem dessas “obras”, como bibliotecas abertas e sites com credibilidade dedicados a escritores famosos da literatura, esses são os conteúdos que mais viralizam, já que ainda tem gente que acredita em tudo o que vê (ou, neste caso, lê) por aí e acaba compartilhando os textos com falsa autoria.

No nosso caso de hoje, uma publicação que está circulando as redes sociais, principalmente no Facebook, tem compartilhado um texto supostamente escrito por Augusto Cury, com o título “A triste geração que se estressa e se frustra por tudo”. Nele, o autor supostamente faz uma reflexão com críticas à juventude nos dias de hoje, classificando os jovens como parte de uma “geração estragada”. Confira, a seguir, a “obra” que está sendo compartilhada pelos internautas:

A TRISTE GERAÇÃO QUE SE ESTRESSA E SE FRUSTRA POR TUDO. “Andam de carro, uber, táxi… Não lavam suas cuecas, nem suas calcinhas. Não buscam conhecimento. Nem espiritualidade. Não se encantam com decorações natalinas, nem com um ipê florido no meio da avenida. Reivindicam direitos de expressão e não oferecem nada em troca. Nenhuma atitude. Consideram-se vítima dos pais. Julgam. Juízes duros! Impiedosos! Condenam. Choram pelo cachorro maltratado e desejam que o homem seja esquartejado. Compaixão duvidosa. Amorosidade mínima. “Preciso disso! Tem que ser aquilo!” E haja insatisfação! Infelicidade. Descontentamento. Adoecimento. Depressão. Suicídio… Geração estragada. Inconformada. Presa em suas desculpas. Acomodada em suas gaiolas de ouro. Postam sorrisos, praias paradisíacas, mas não se banham no mar curador. Limpam o lixo na praia com os amigos e não arrumam a própria cama. Em casa, estampam tristeza, sofrimento, dor… a dor de ter que crescer sem fazer por onde… merecer.” * Augusto Cury

Augusto Cury escreveu texto “triste geração que se estressa por tudo”?

O texto até pode ter lá as suas verdades sobre muita coisa e, não à toa, viralizou rapidamente. Porém, como já era de se esperar, a autoria da obra não procede.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

E desconfiamos disso logo de cara, já que textos falsamente atribuídos a famosos são bastante comuns na internet e, mais que isso, tem até os seus autores “queridinhos”. Aqui mesmo, no Boatos.org, nossa equipe já desmentiu vários do tipo, como aquele que dizia que Luis Fernando Verissimo teria escrito um texto sobre depilação masculina; outro sobre um texto chamado A Classe Média está de Partida, supostamente da autoria de Chico Buarque; e até um suposto texto do médico Robert F. Kennedy Jr. com uma denúncia sobre a vacina mRNA contra Covid-19 ser capaz de alterar o DNA.

Assim como nestes, ao buscarmos pela autoria do texto de hoje em páginas, perfis ou livros de Augusto Cury, nada encontramos. Ao contrário disso, descobrimos que o mesmo texto ganhou outras autorias antes de ser atribuído a ele, inclusive, como a de “autor desconhecido”, o que é muito comum neste tipo de boato.

Resumindo: A publicação que dá conta de que Augusto Cury escreveu o texto “triste geração que se estressa por tudo” não é verdadeira. O texto não foi escrito pelo autor e já que até circulou antes com outras autorias. Portanto, não compartilhe nenhum conteúdo antes de checar a autoria.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK