Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > A Classe Média está de Partida é um texto escrito por Chico Buarque #boato

A Classe Média está de Partida é um texto escrito por Chico Buarque #boato

A Classe Média está de Partida é um texto escrito por Chico Buarque, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda escreveu um texto chamado A Classe Média está de Partida no qual ele critica a decadência de quem tinha a “ilusão que pertencia à elite”.

Quem acompanha o Boatos.org sabe que, principalmente nos fins de semana, o que não faltam nas nossas pautas são textos falsamente atribuídos a pessoas famosas. Hoje, vamos falar de uma história que voltou a circular em 2020.

De acordo com um texto que está circulando online, Chico Buarque de Hollanda teria escrito um texto chamado “A Classe Média está de Partida”. No texto, ele teria criticado a classe média e fala sobre a decadência de quem tinha “ilusão que pertencia à elite”. Leia o texto que está circulando por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Maravilha de texto. A CLASSE MÉDIA ESTÁ DE PARTIDA por Chico Buarque de Holanda A classe média afivelou as malas. Vai fazer uma longa viagem e não sabe se volta (isso, se puder retornar!). Ela parte deixando para trás a ilusão que pertencia a elite e que imitando hábitos e trejeitos de uma casta superior poderia posar de rica. Se despede do apartamento de três quartos financiado na zona nobre da cidade. Na garagem fica o carro bacana com as prestações atrasadas. Adeus ao sonho de ver o filho formado fazer uma pós-graduação no exterior. Ela embarca com a incerteza de adquirir a aposentadoria e sem saber se vai continuar a pagar o plano de saúde da família.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Esse momento exige desapego dos mimos das grifes importadas, dos jantares creditados nos cartões, das viagens internacionais. A viagem de agora é pra ‘não sei pra onde’. A classe média tem um semblante de esposa traída, bem pior, o ex-marido já mantinha um casamento oficial, anterior ao dela. Muito duro. Difícil de acreditar. A classe média perdeu a voz, o ímpeto, a arrogância. Hoje anda disfarçada e correndo das câmaras de tv, das postagens indignadas nas redes sociais. Sumiu das ruas e das sacadas. A classe média se despede levando apenas duas coisas na mala: uma camiseta da seleção brasileira e uma panela. *Good bye*

A Classe Média está de Partida é um texto escrito por Chico Buarque?

Muita gente, principalmente contrária a Bolsonaro e simpática ao compositor, compartilhou a história por aí. Porém, o tal texto de nome A Classe Média está de Partida não foi escrito por Chico Buarque. Mais do que isso, trata-se de uma história que já foi desmentida pelo Boatos.org. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito:

Vamos lá! Quando o assunto é atribuição de textos falsos a artistas, o nome de Chico Buarque quase lidera o ranking. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas histórias relacionadas a Chico Buarque, como o caso que afirmava que a música Desconstrução falaria sobre a prisão de Lula. Também a suposta declaração de que Chico não voltaria ao Brasil se Lula fosse preso e, por fim, a história que afirmava que o cantor recebia a chamada Bolsa Ditadura.

Vale ressaltar que o texto de hoje, ao contrário do que informa a publicação, começou a circular sob a autoria do poeta baiano Zuggi Almeida. Conforme o tempo foi passando, a carta se transformou em um “texto de Chico Buarque”.

Como já era de se esperar, o autor real do texto reivindicou a autoria da carta e publicou uma mensagem em seu Facebook falando sobre a fake news de que Chico Buarque teria escrito o texto.

Zuggi explicou que ter seu texto comparado ao autor de ‘Construção’ chega a inflar o ego, mas a história da carta não passa de mentira. O texto, aliás, foi publicado no dia 23 de outubro de 2016. Ou seja, além de não ter sido escrito por Chico Buarque, sequer é atual. Leia, com detalhes, o que ele disse:

FAKES DOMINICAIS. Ao acordar na manhã desse domingo recebi uma msg de um amigo querendo saber se um texto publicado nas redes sociais era da minha autoria ou numa referência fake, ao maioral Chico Buarque. Aproximar a minha criação à obra grandiosa do autor de ‘Construção’ de certo modo infla o ego, se não fosse uma mentira. A publicação ‘ A Classe Média Está de Partida’ você encontra na minha página no Facebook.

Resumindo: a história que aponta que o texto A Classe Média está de Partida foi escrito por Chico Buarque é falsa. Trata-se de um boato desmentido em 2019 e que, por algum motivo, voltou a viralizar em 2020.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
Marcações: