Ataque ao Porta dos Fundos foi forjado por Fábio Porchat #boato

Boato – Foi descoberto que o ataque à sede ao Porta dos Fundos é falso. Atentado foi forjado por Fábio Porchat e sua turma “esquerdalha”.

O último mês de 2019 acabou permeado por uma polêmica que coloca religião e humor frente a frente. Depois do lançamento de um especial de Natal no Netflix, o grupo Porta dos Fundos começou a receber ataques na internet. Na madrugada de 24 de dezembro, o ataque virtual se transformou em ataque real. A sede da produtora de vídeos foi alvo de um ataque com coquetel molotov.

No dia 25, um grupo que se autoproclama “integralista” assumiu a autoria do atentado. Antes disso, um texto começou a viralizar na internet e apontava para uma “grande farsa”: tudo teria sido uma grande farsa criada por Fábio Porchat, Fábio Pannunzio (!) e Fábio de Melo (!!!!!). A informação foi publicada em um site já manjado no mundo das fake news (criado inicialmente para atacar o jornalista Glenn Greenwald). Leia o texto que circula online:

Ataque ao Porta dos Fundos foi forjado por Fábio Porchat Compartilhe! O mais falso que nota de 3 reais ataque ao Porta dos Fundos na noite de 24/12 foi forjado por Fábio Porchat e mais três pessoas ainda não identificadas… eu suspeitaria de participar do teatrinho tosco, o Padre Fábio de Melo (que ofendeu fiéis para defender Duvivier e Porchat) e de outro Fábio: o Pannunzio.

Pannunzio é muy amigão do Boulos (cafetão de sem-teto) e que recebia generosas quantias no Mensalinho do Twitter durante os governos Lula e Dilma. Os iguais também se atraem…Coincidentemente, na semana que Gregório Duvivier vira a principal suspeita de fazer pagamentos a Walter Delgatti e Thiago Eliezer, Porchat, sempre marqueteiro, achou que era boa idéia forjar um atentando com coquetéis molotov a sede da produtora do Porta dos Fundos. […]

Ataque ao Porta dos Fundos foi forjado por Fábio Porchat?

A “notícia” (assim como tantas outras criadas pelo site em questão) desafiou (em alguns casos, com sucesso) a inteligência de muita gente. Por isso mesmo estamos aqui para falar que a história é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Não é preciso nem ir muito longe para perceber que a acusação é uma balela. Para começar, o próprio texto tem diversas características de boatos online: ele é vago, alarmista (e como) tem erros de português) e não cita fontes confiáveis (só vomita informações por aí).

Para além disso, o site em questão se “baseia” em informações falsas (ou sem provas) para construir a tese de “farsa no atentado”. Vamos listar: 1) Boulos e o “mensalinho” do Twitter. Não há qualquer prova ou citação sobre isso. 2) Gregório Duvivier é suspeito de fazer os pagamentos ao hackers que invadiram o celular de Moro. Não há nada sobre isso. 3) Fábio de Melo se pronunciou sobre o Portal dos Fundos. Na realidade, o perfil que havia feito o comentário é um “fake” do padre.

Vale reforçar que o site que “criou a denúncia” já tem um histórico em notícias falsas. Só como exemplo, é possível citar acusações que falavam que Manuela D’Ávila deu um Land Rover para os hackers, que Macron tinha um amante e que o PCC havia publicado uma nota de repúdio contra o PT.

Só pela fonte e pelo texto já dava para sacar que a história é falsa. Mas só para ter certeza, resolvemos buscar por quaisquer informações que pudessem embasar a tese de que Fábio Porchat (ou Pannunzio ou de Melo) era o culpado. Como era de se esperar, nada encontramos. Ou seja, o dono do tal site tirou a denúncia do próprio… cérebro.

Resumindo: a história que aponta que Fábio Porchat é o responsável por forjar o atentado contra o Porta dos Fundos não só é falsa como se baseia em informações falsas e vem de uma página que sempre publica notícias falsas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2t9xJ2g

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)