Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > José Carlos ganhou concurso de física e vai representar o Brasil nas Olimpíadas #boato

José Carlos ganhou concurso de física e vai representar o Brasil nas Olimpíadas #boato

Boato – O estudante José Carlos, de 19 anos, morador da cidade de Lages (SC), venceu um concurso de física quântica e vai representar o Brasil nas Olimpíadas.

Quando a boataria entre em fase de entressafra (acontece, né), boatos velhos (e repaginados) voltam a circular. Hoje vamos falar de um que, apesar de manjado, sempre engana muita gente: o do estudante campeão de física.

O último “grande feito” que circula na internet aponta que “José Carlos”, um estudante da cidade de Lages (SC) venceu um concurso de física e vai representar o Brasil nas Olimpíadas. Junto com a mensagem (que viralizou no Facebook) há uma foto do suposto estudante. Leia:

Vídeo: cuidado com imagens de atrizes/atores que aparecem como estudantes/pesquisadores brilhantes

Ele é José Carlos, jovem lageano de 19 anos, vencedor do concurso de física quântica a nível nacional, é originário do bairro coral e vai representar o Brasil nas olimpíadas de física. Mas como não é futebol, ninguém compartilha estas conquistas.

José Carlos ganhou concurso de física e vai representar Brasil nas Olimpíadas?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É claro que muita gente compartilhou a “boa nova” na internet. O que nem todos que “clicaram em share” sabem é que a história é falsa e muito da divulgação é uma “zoeira” para “pegar os mais distraídos”. Vamos aos fatos.

Nem precisaríamos citar isso, mas a gente faz questão: a mensagem que circula online segue as principais características de boatos online. Ela é vaga, alarmista, tem erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Além disso, ao buscar pela história do José Carlos de Lages, nada encontramos.

Falamos que nem precisava citar isso porque, ao buscar pela origem da imagem, a verdade se revela. A pessoa do vídeo é o ator de filmes adultos espanhol Jordi ENP (Jordi El Niño Polla, nome que nem precisa de tradução).

O mesmo ator já foi protagonista de um outro boato desmentido aqui. Na ocasião, Jordi era José Manuel Velazquez, também um “campeão de física”. Vale dizer (como destaca essa matéria em espanhol) que o nome dele e de Mia Khaliffa (ex-colega de profissão) são personagens de diversos virais do gênero (desmentidos boatos sobre ela aqui, aqui e aqui).

Resumindo: a história que aponta que o estudante José Carlos de Lages (SC) ganhou um concurso de física no Brasil e vai nos representar nas Olimpíadas é falsa. É mais uma história que circula na internet que usa imagens de atores de filmes adultos e tem uma “história de superação”.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.