Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > É falso que haja um fenômeno chamado Apel que vai trazer frio ao Brasil a partir de amanhã

É falso que haja um fenômeno chamado Apel que vai trazer frio ao Brasil a partir de amanhã

Fenômeno Apel vai trazer frio recorde ao Brasil a partir de amanhã, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Há um novo fenômeno chamado Apel que vai trazer um frio recorde ao Brasil a partir de amanhã.

Análise

Todos os anos, quando o verão se despesa, questões realizadas ao clima começam a tomar conta das fake news. Hoje vamos falar de mais um conteúdo que cita um “fenômeno”.

De acordo com mensagens que estão circulando em redes sociais, um fenômeno chamado Apel estaria chegando ao Brasil e iria causar um frio recorde. Isso ocorreria por que a Terra estaria mais distante do Sol possível.

“CUIDEM-SE: Fenômeno APEL traz FRIO a partir de amanhã”, diz a mensagem que circula em uma publicação que tivemos acesso. Assista ao vídeo e leia a transcrição:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A partir de amanhã vai começar o elo 5 e 30 da manhã, vamos viver o fenômeno a pé, a terra vai estar mais longe do sol, você está sentindo frio, é por causa desse fenômeno. Também a partir de amanhã, você vai sentir muito mais frio. Varga, redundância, não podemos ver o fenômeno, mas podemos sentir o seu impacto.

Isso vai durar até o mês de março, vamos ter um clima mais frio, mais do que o tempo frio habitual, que vai ter um impacto na gripe, tosse e falta de ar. Entre outras coisas, devemos aumentar a imunidade consumindo muitas vitaminas, suplementos alimentares para fortaleça nosso corpo. A distância do céu e do sol é de 5 minutos de luz.

Ele está a cerca de 90 milhões de quilômetros de distância. minutos de luz, ele está a cerca de 90 milhões de quilômetros de distância. O fenômeno do alféu nos distancia 154 milhões ou trilhões de quilômetros do Sol. Ou seja, 6% mais longe, o ar estará mais frio. Nosso corpo está acostumado com a temperatura normal, mas como o Sol vai se afastar, ele ficará ainda mais frio. Às 66, portanto, devemos manter nossas condições de saúde ao máximo, não importa se está nublado ou se há sol. O aumento do frio…

Checagem

Essa história tem um quê de déjà vu. Ela consegue (se isso for possível) ser “mais falsa” do que mensagens anteriores que desmentimos aqui. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O que é o fenômeno Apel? 2) É verdade que o fenômeno Apel vai atingir o Brasil a partir de amanhã? 3) Há previsão de frio recorde no Brasil em 2024?

O que é o fenômeno Apel?

Não é nada. Na realidade a mensagem que está circulando na internet é uma fake news reciclada de uma história que aponta para o fenômeno Afélio (ou Aphelion). Não existe na ciência qualquer fenômeno com o nome em questão.

Ao fazer uma busca sobre Apel, encontramos duas empresas, uma associação e um filós alemão.

É verdade que o fenômeno Apel vai atingir o Brasil a partir de amanhã?

Se não existe um fenômeno chamado Apel, podemos inferir que ele não vai atingir o Brasil. Porém, vamos levar em consideração que a mensagem que circulou na internet esteja falando do Aphelion ou Afélio. Neste caso, a resposta também é não. Este mesma história já foi desmentida em 2022 e em 2023. 

Há previsão de frio recorde no Brasil em 2024?

Para quem não sabe, o Aphelion é o momento do ano em que a Terra fica mais distante do Sol. Em 2024, o Afélio vai ocorrer no dia 5 de julho (ou seja, não será amanhã) às 2h06. Agora o mais importante: o Afélio não causa qualquer efeito na temperatura da Terra. Ou seja: não haverá “frio recorde” por causa disso.

Não há previsão de recordes de temperatura para os próximos dias. O planeta, de acordo com meteorologistas, passa por uma fase de transição entre o El Niño e La Niña. Com isso, há uma tendência de neutralidade (temperaturas normais) com um pouco mais de frio para o fim do inverno em 2024. 

Lembrando que isso não tem qualquer relação com Apel, Afélio o Aphelion.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que haja um “fenômeno” chamado Apel que vai trazendo frio recorde para o Brasil amanhã (ou em 2024). O Apel não existe (pelo menos como fenômeno) e a história é uma evolução de outra fake news desmentida por aqui.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).