Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Aphelion vai ocorrer amanhã, a Terra estará distante do Sol e teremos um frio recorde #boato

Aphelion vai ocorrer amanhã, a Terra estará distante do Sol e teremos um frio recorde #boato

Fenômeno Aphelion chega amanhã e vai trazer nova onda de frio (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Amanhã, a partir das 5h27, haverá o fenômeno aphelion. A Terra ficará mais distante do Sol e teremos um frio recorde.

As temperaturas mais frias do ano estão chegando e, com elas, a desinformação sazonal sobre “grande fenômenos climáticos”. A história de hoje aponta para algo que iria ocorrer amanhã, a partir das 5h27.

O que ocorreria seria um fenômeno chamado “aphelion”. Nele, a Terra estaria na maior distância possível do Sol e isso acarretaria em temperaturas baixíssimas. Leia o texto que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

*A partir de amanhã, às 05h27, vivenciaremos o FENÔMENO APHELION, onde a Terra estará muito distante do Sol.* *Não podemos ver o fenômeno, mas podemos sentir seu impacto. Isso vai durar até agosto.* *Teremos um clima frio mais do que o clima frio anterior, o que afetará a gripe, tosse, falta de ar, etc.* *Portanto, vamos todos aumentar a imunidade bebendo ou tomando muitas vitaminas e/ou suplementos para que nossa imunidade seja forte.*

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

*A distância da Terra ao Sol é de 5 minutos-luz ou 90.000.000 km. O fenômeno do afélio a 152.000.000 km. 66% a mais.* *Assim, o ar fica mais frio e o impacto no corpo não é bom porque ele não está acostumado com essa temperatura.* *Por esse motivo, manter nossas condições de saúde para nos mantermos saudáveis ​​com tais condições climáticas.…..* *NOTA: Por favor, compartilhe esta informação com todos que você conhece.*

Aphelion vai ocorrer amanhã, a Terra estará distante do Sol e teremos um frio recorde?

Assim como em 2023, a história de hoje circulou com todas as forças em 2022. Como o desmentido do ano passado vale para hoje, relembre o que escrevemos sobre o assunto na época.

Fenômenos climáticos ou de outra ordem costumam fazer bastante sucesso no mundo das fake news. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que fevereiro de 2022 iria registrar o fenômeno MiracleIn, que só ocorre a cada 823 anos. Também a que indicava que uma foto mostraria o “Caminho do Céu”, na Irlanda, um fenômeno onde as estrelas se alinham a cada 2 anos e, por fim, a que apontava que o mar de Santos teria acendido pelo terceiro dia consecutivo, em 2019, após fenômeno da bioluminescência.

Além disso, logo ao ler a publicação, ficamos desconfiados. Isso porque a mensagem apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Ao analisar a história, descobrimos que ela surgiu em espanhol. E ao procurar um pouquinho mais, descobrimos que a publicação acabou sendo desmentida por dois serviços de checagem da Venezuela.

De acordo com o site Observatório Venezolano de Fake News, o fenômeno Aphelion, que ocorre uma vez por ano, por causa do movimento da Terra, não é capaz de causar mais frio. Ainda de acordo com o site, o fenômeno Aphelion é o momento onde o Sol e a Terra estão mais distantes durante o ano. Segundo o site Es Paja, a própria NASA afirmou que o afastamento entre o Sol e a Terra não é suficiente para causar nenhuma mudança no clima terrestre.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que amanhã teremos um fenômeno chamado aphelion e que isso iria resultar em uma super queda de temperatura. O texto que circula online é uma fake news antiga que voltou a viralizar agora em 2023.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm