Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Asteroide gigante vai bater na Terra em 29 de abril de 2020 e será o fim do mundo #boato

Asteroide gigante vai bater na Terra em 29 de abril de 2020 e será o fim do mundo #boato

Asteroide gigante vai bater na Terra em 29 de abril de 2020 e será o fim do mundo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Nada emite alerta sobre asteroide que vai se chocar contra a Terra no dia 29 de abril e pode acabar com a raça humana. 

Desde que o mundo existe, muito se especula sobre o seu fim  (já tivemos teorias que datavam o fim do mundo na virada do século nos anos 2000 e também a suposta teoria maia no ano de 2012). Diversos filmes tentaram adivinhar de que forma a vida humana chegaria ao fim.

A sorte foi lançada. E com a pandemia da Covid-19, muitos começaram a apostar que o SARS-CoV-2 poderia se transformar em um grande concorrente. Mas de acordo com uma história que está circulando na internet, ao que tudo indica, parece que o filme “Impacto Profundo” deve vencer essa disputa.

Segundo publicações bastante preocupantes, um asteroide gigantesco iria colidir com a Terra no dia 29 de abril de 2020. Ainda de acordo com as mensagens, a NASA teria emitido o alerta e estaria monitorando o objeto no céu. As mensagens indicam que ele teria cerca de 4km. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “Será o fim do mundo dia 29 de abril de 2020? Nasa alerta para um asteroide que pode acabar com a raça humana”. Versão 2: “Será o fim do mundo dia 29 de abril de 2020? Nasa alerta para um asteroide que pode acabar com a raça humana”.

Asteroide gigante vai bater na Terra em 29 de abril de 2020 e será o fim do mundo?

A informação caiu como uma bomba na internet e fez até os mais céticos começarem a torcer por um final parecido com “Armagedom” (onde o mundo é salvo). Mas será que essa história de que a NASA teria alertado sobre um asteroide gigantesco que vai colidir com a Terra no dia 29 de abril de 2020 é real? Não!

Vamos aos fatos! Uma simples leitura no conteúdo disponibilizado na publicação é o suficiente para causar dúvidas. Ele segue aquele velho roteiro de fake news na internet: é vago, (bastante) alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, teorias sobre o fim do mundo não são novidade (nem no mundo digital e muito menos fora dele). A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas. Em 2017, elencamos os 7 boatos sobre o fim do mundo que mais circularam nas redes sociais. De lá para cá, mais teorias sobre o fim do mundo envolvendo meteoros surgiram na web, bem como aquelas envolvendo o suposto planeta Nibiru.

Ao analisar o artigo, descobrimos que, assim como em outros casos, o asteroide não vai passar tão perto assim da Terra. De acordo com a NASA, o asteroide 1998 OR2 vai passar a uma distância bastante segura: cerca de 6 milhões de quilômetros (ou 16 vezes a distância entre a lua e a Terra). Ainda segundo o órgão, a órbita do asteroide 1998 OR2 é conhecida até, pelo menos, os próximos 200 anos. O momento em que o asteroide vai chegar mais perto da Terra vai acontecer somente em 2079. Nesta oportunidade, ele deve passar a uma distância de 1 milhão de quilômetros (o que, ainda sim, é 4 vezes a distância da lua da Terra).

A NASA ainda destacou que, na metodologia proposta pelo Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), para um objeto ser considerado próximo à Terra ele deve estar a uma distância de 0,05 unidade astronômica ou menos, isto é, pouco mais de 7 milhões de quilômetros. O órgão também afirmou que o asteroide 1998 OR2 é considerado razoavelmente grande e está razoavelmente perto. Mas, no mínimo, há outros 22 objetos maiores próximos à Terra do que o asteroide em questão. O asteroide 1999 JM, por exemplo, tem 7km de diâmetro.

No mesmo texto, a NASA ainda divulgou um manual de como observar a passagem do asteroide (com telescópios pequenos e também profissionais). Na realidade, o tal “alerta emitido pela NASA” era apenas uma informação para que astrônomos e amantes da astronomia pudessem observar a passagem do objeto.

Na época que o comunicado foi divulgado, alguns veículos de comunicação dos Estados Unidos, como o site Space e a rede CNN, se aproveitaram da informação do “passar perto” para trazer curiosidades. Porém, ambos deixaram claro que a chance de colisão é zero.

Em resumo: a história que diz que um asteroide gigantesco vai se chocar com a Terra no dia 29 de abril de 2020 é falsa! O asteroide 1998 OR2, de fato, existe, é grande e vai passar razoavelmente “perto” da Terra. Porém, esse perto não é tão perto assim. De acordo com a NASA, serão cerca de 6 milhões de quilômetros de distância, isto é, 16 vezes a distância entre a lua e a Terra. Além disso, segundo a Nasa, a órbita do asteroide já é conhecido por, pelo menos, os próximos 200 anos (e não representa um perigo). Ou seja, apesar de grande e próximo, não será dessa vez que o asteroide vai dizimar a humanidade. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD