Documento da Nasa revela que Nibiru vai se chocar com a Terra e acabar com a raça humana #boato

Boato – Documento da Nasa, publicado em 1988, revela que o planeta Nibiru se chocará com a Terra e acabará com a raça humana.

Não há dúvidas de que uma das maiores curiosidades da humanidade é descobrir quando será o fim do mundo. A vontade é tanta que não foram poucas as vezes que surgiram teorias sobre o fim.

A última previsão apocalíptica da história da humanidade aponta para uma colisão entre o planeta Nibiru e a Terra. A publicação, que se espalhou no Facebook e WhatsApp, indica que um documento da Nasa, publicado em 1988, revelou que Nibiru existe e que vai colidir com a Terra e acabar com a raça humana. Confira trechos da publicação:

Documento da “NASA”, revela: ”Nibiru vem e com ele o fim de toda a raça humana na terra”…….A “NASA”, sugere que o planeta “Nibiru”, existe e poderia ter consequências mortais para o planeta “TERRA”

Um documento da “NASA”, que foi originalmente publicado em 1988, revela que existe um misterioso planeta sem nome além do planeta de gelo minúsculo de Plutão. Acredita-se por muitos que o Planeta “X”, referido pela “NASA”, poderia ser o lendário planeta “Nibiru”, que muitos pensam……. poderia ser o iniciador de um evento apocalíptico importante e iminente para as pessoas da “TERRA”. EVENTO CATACLÍSMICO SERÁ CAUSADO PELA FORÇA PURA DA FORÇA GRAVITACIONAL

Documento da Nasa revela que Nibiru vai se chocar com a Terra e acabar com a raça humana?

Muita gente ficou impressionada com a publicação e já saiu se perguntando se o fim do mundo está próximo. Para os mais apavorados, temos um recado: a história não é real. Se você ainda não entendeu o porquê, continue lendo.

Antes de começar, entenda como surgiu essa história de Nibiru. A teoria conspiratória surgiu em 1995, quando Nancy Lieder criou o site Zeta Talk. De acordo com Nancy, ela seria um canal de comunicação com extraterrestres e que eles teriam alertado sobre a suposta catástrofe.

Dito isso, vamos ao boato. Para começar, o texto carrega as principais características de fake news. É vago, alarmista, não cita fontes confiáveis e possui erros de português. Ao buscar sobre o assunto na Nasa, não encontramos nenhum documento que prove a previsão da catástrofe. Aliás, até encontramos. Mas, ao contrário do que se imagina, o texto reforça um tipo de história já desmentida diversas vezes.

Em 2012, a Nasa descartou a existência do planeta em uma matéria publicada sobre o suposto apocalipse previsto para aquele ano. A agência espacial americana explicou que a história já existia há anos e que volta e meia era reciclada na internet.

Por sinal, vale dizer que o planeta já foi argumento de outras histórias e quando nada aconteceu, surgiram novas previsões. Inclusive, em 2013, o Boatos.org desmentiu uma delas. Na época, uma ex-funcionária da Nasa alertava para o Nibiru e suas consequências.

Por fim, o documento da Nasa já foi tema em outros sites de fact-checking. O Snopes (site gringo que desmente boatos) também desmentiu a informação. De acordo com o site, o texto teria surgido em um site de fake news.

Resumindo: não existe nenhum documento da Nasa que prove que o Nibiru vai se chocar com a Terra e acabar com a raça humana. A história, além de se basear em uma tese falsa, é fruto de um site de fake news e já foi descartada pela própria Nasa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)