Aranha com rabo de cobra é encontrado por dona de casa, mostra foto #boato

Boato – Escorpiranha, aranha com rabo de cobra, é encontrada por dona de casa, mostra foto compartilhada na internet. 

O mundo é cheio de animais incríveis, assustadores e até estranhos. É possível que você nunca tenha visto um deles cruzando o chão da sua casa, mas provavelmente já viu a imagem de muitos circulando por aí. Alguns são reais, mas boa parte deles não passam de #boato, como é o caso da história de hoje.

Uma imagem que viralizou no Facebook e WhatsApp aponta para mais uma espécie na lista de animais bizarros: escorpiranha, uma aranha com rabo de cobra. De acordo com a mensagem, o animal foi encontrado por uma dona de casa. Leia o que diz algumas versões:

Versão 1: Primeiro corona, depois gafanhotos, um furacão em Santa Catarina meeeeu…. e agora aranhas com rabo (FaceHugger-predador) Põe fogo em tudo e vamu vaza. Versão 2: Agora lascou tudo. Primeiro corona, depois gafanhotos, e agora aranhas com rabo. Versão 3: Dona de casa pede ajuda do exército após encontrar escorpiranha

Aranha com rabo de cobra é encontrado por dona de casa?

A imagem deixou muita gente impressionada, o que gerou uma penca de compartilhamentos. Mas será mesmo que a aranha com rabo de cobra existe? A resposta é não. Entenda os porquês.

Ao bater o olho no texto, já desconfiamos da história. O motivo está no enredo clássico da mensagem: alarmista, vago e sem datas e fontes confiáveis. Isso sem falar do histórico de boatos sobre o assunto. Aqui já apareceram histórias envolvendo animal árabe, criatura estranha, chupa-cabra e criatura do demônio.

Ao buscar mais informações sobre o assunto, nada encontramos além da foto compartilhada. E, cá entre nós, se fosse real, seria muito provável que encontrássemos outras imagens e, ao menos, uma entrevista com quem deu o flagra no animal.

Uma googlada em outros idiomas e descobrimos que história já fez sucesso no exterior. Em El Salvador, o Twitter do Corpo de Bombeiros local chegou a publicar a mensagem e depois apagou, após descobrir que se tratava de uma brincadeira. Na Turquia, a história também viralizou e foi desmentida pelo chefe do Departamento de Zoologia, da Universidade Hacettepe, que afirmou que a criatura não existe.

Vale dizer que, em 2018, pesquisadores descobriram uma criatura semelhante, mas ela viveu há cerca de 100 milhões de anos. A espécie recém-descoberta é chamada de Chimerarachne e foi encontrada preservada num pedaço de âmbar em uma floresta de Myanmar.

Mais uma googlada e uma lida nos comentários, matamos a charada. Na verdade, a tal aranha com rabo de cobra (que até ganhou o nome de “escorpiranha”) é um boneco do Facehugger, um monstro do filme Alien e do Predador.

Resumindo: nenhuma dona de casa encontrou uma aranha com rabo de cobra. Apesar de pesquisadores encontrarem uma espécie semelhante, o animal da imagem não é real. Ou seja, tudo não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Xmskzm
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK