Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Fenômeno Aphelion não vai “chegar amanhã” e não influencia em onda de frio no Brasil

Fenômeno Aphelion não vai “chegar amanhã” e não influencia em onda de frio no Brasil

Aphelion chega à Terra amanhã e vai trazer nova onda de frio, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Fenômeno Aphelion chega amanhã à Terra e vai trazer uma nova onda de frio. Será necessário se prevenir contra doenças.

Análise

A chegada do inverno no Brasil (ele começa no dia 21 de junho) em 2024 traz consigo uma série de boatos clássicos que, com certeza, vamos ter que tratar por aqui. Um deles aponta para um fenômeno chamado Aphelion. De acordo com os textos que circulam online, ele chegaria “amanhã” e traria uma onda de frio para o país.

A mensagem aponta, ainda, que doenças poderiam ser causadas pelo fenômeno em questão e, de quebra, dá conselhos para as pessoas se prevenirem. Leia duas versões da história que circula na internet:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: MUITO MAIS FRIO DAQUI ATÉ AGOSTO LEMBRE-SE: Estamos próximos de vivenciarmos o FENÔMENO APHELION. A Terra estará muito longe do Sol. Não podemos ver o fenómeno, mas PODEMOS sentir o seu impacto. Isso vai durar até o mês de agosto. Teremos tempo frio, MAIS DO QUE SEMPRE FRIO, o que resultará em gripe, tosse, dificuldade para respirar, etc. Devemos aumentar a imunidade, consumindo muitas vitaminas e suplementos para que nossa saúde fique forte.

A distância da Terra ao Sol é de 5 minutos-luz ou 90 milhões de km. O fenômeno Aphelion nos afasta 152 milhões de km do Sol, ou seja, 66% mais longe. O ar vai ficar mais frio, nosso corpo não está acostumado com essa temperatura, há uma grande diferença. Devemos manter ao máximo nossas condições de saúde, não importa se está nublado ou ensolarado, o aumento do frio será o mesmo!!! Isso não é místico nem exotérico, é ciência. Então bora se cuidar meus amados.

Versão 2: Notícia importante: MUITO MAIS FRIO DAQUI ATÉ AGOSTO LEMBRE-SE: A partir de amanhã às 05:27 horas vivenciaremos o FENÔMENO APHELION. A Terra estará muito longe do Sol. Não podemos ver o fenômeno, mas PODEMOS sentir o seu impacto. Isso vai durar até o mês de agosto. Teremos tempo frio, MAIS DO QUE SEMPRE FRIO, o que resultará em gripe, tosse, dificuldade para respirar, etc. Devemos aumentar a imunidade, consumindo muitas vitaminas e suplementos para que nossa saúde fique forte.

A distância da Terra ao Sol é de 5 minutos-luz ou 90 milhões de km. O fenômeno Aphelion nos afasta 152 milhões de km do Sol, ou seja, 66% mais longe. O ar vai ficar mais frio, nosso corpo não está acostumado com essa temperatura, há uma grande diferença. Devemos manter ao máximo nossas condições de saúde, não importa se está nublado ou ensolarado, o aumento do frio será o mesmo!!! Por favor, compartilhe esta informação com todos os seus familiares e amigos. O maior número de pessoas possível, para que também tomem precauções. VAMOS CUIDAR DE NÓS!!

Checagem

Esta mesma história já foi desmentida pelo Boatos.org em 2022 e 2023. Para fazer a “atualização” da checagem, vamos nos utilizar de elementos que já foram escritos e vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) O que é o fenômeno Aphelion? 2) O Aphelion vai trazer baixas temperaturas para o planeta Terra? 3) O que causa o frio no Brasil nesta época do ano?

O que é o fenômeno Aphelion?

O fenômeno Aphelion é o momento onde o Sol e a Terra estão mais distantes durante o ano. Ele não vai acontecer “amanhã”. Em 2024, ele ocorrerá, de acordo com este site, no dia 4 de julho às 5:06. Outra informação falsa é de que ele “irá trazer mais frio”.

O Aphelion vai trazer baixas temperaturas para o planeta Terra?

Não vai. Primeiro, porque esta distância não é significante para alterar a temperatura do planeta de forma relevante. Segundo, porque, como já explicamos em outras checagens, a Nasa já apontou que não há mudanças na temperatura da Terra por conta do Afélio (assim como não há quando ocorre o perifélio, que é quando o Sol fica mais “perto” da Terra).

O que causa o frio no Brasil nesta época do ano?

A queda de temperatura não tem relação com o Aphelion ou Afélio. Na realidade, o inverno costuma ser mais frio por uma questão de incidência do Sol e não por conta da distância. Como explica esta página da RTP (de Portugal), o inverno é o período em que há menos distribuição de luz solar (por conta dos movimentos de rotação e translação do planeta). Isso é o que causa o frio.

Vale apontar que, para este ano, a previsão é de que não haja tanto frio assim no Brasil durante o inverno. Apesar de estarmos próximos de uma onda de frio em algumas regiões do país (pelo menos no período de publicação deste texto), a previsão é de que o inverno seja menos rigoroso do que o normal em 2024. Porém, será mais frio do que 2024. 

Conclusão

Fake news ❌

Nem o fenômeno Aphelion vai ocorrer amanhã tampouco ele vai trazer uma onda de frio ao Brasil. O fenômeno nada tem a ver com o frio e a história é uma fake news que sempre insiste em circular na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).