Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Volkswagen vai fechar fábricas e deixar o Brasil #boato

Volkswagen vai fechar fábricas e deixar o Brasil #boato

Volkswagen vai fechar fábricas e deixar o Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por causa da política do governo Lula, a Volkswagen anunciou que vai fechar fábricas definitivamente e deixar o Brasil.

Nos últimos dias, o governo federal anunciou um programa de incentivo à compra de veículos novos. A medida (que deve ser renovada) movimentou o mercado, mas parece que não foi suficiente.

Notícias (reais) sobre uma crise na Volkswagen que culminou na paralisação da produção surgiram. À reboque do que é real, surgiram também publicações que apontam que a coisa foi além: a Volkswagen teria anunciado que iria fechar e deixar o Brasil.

A história circulou por meio de um vídeo de um homem junto a um televisor. No início, ele cita algo que teria sido noticiado. Depois ele coloca um trecho de uma matéria do Jornal da Globo (da TV Globo). No final, ele diz que a Volkswagen vai fechar, deixar o Brasil e, ainda, critica Lula. Leia a mensagem e o que ele diz:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Mensagem: URGENTE! VEJAM E COMPARTILHEM! VEJA ISSO ! A Volkswagen acabou de anunciar! VAI FECHAR AS FÁBRICAS NO BRASIL! SÃO MILHARES DE DEMISSÕES! FAZ O (L) DE NOVO DE LULA!

Vídeo: Pessoal, eu fui surpreendido com a notícia da Globo. Gente, ou eu estou maluco ou eu ouvi direito? Vejo vocês mesmo. [trecho matéria Globo]

Gente, cês ouviram? A Volkswagen está indo embora como a Ford foi, gente do céu, a Volkswagen não vai mais produzir carros no Brasil. Cê sabe o que significa isso e milhares de empregos indo embora. Pessoal, pelo amor de Deus, onde é que nós vamos parar com esse país desse jeito? Gente, a Volks está fechando no Brasil, não vai mais produzir carros. Cês ouviram direito? Compartilhe gente, isso é muito grave né? Faz de novo L, né? Boa noite. Ruim, né

Análise da mensagem que circula online

O vídeo se espalhou, principalmente, pelo WhatsApp e pelo TikTok. Ele tem algumas características de boatos como o tom alarmista, os erros de português e o pedido de compartilhamento. A matéria cita uma fonte confiável (o que vai facilitar a nossa checagem).

Não é de hoje que fake news sobre “empresas que fecharam” estão viralizando na internet. Já desmentimos, por exemplo, informações falsas sobre a saída de empresas do Brasil como “as big techs”, a Uber, a Toyota e a Amazon.

A história suscita algumas perguntas. A primeira é se a Volkswagen vai deixar o Brasil e fechar as portas. A segunda é se a Globo noticiou isso. Já a terceira é o que está ocorrendo com a empresa.

Volkswagen vai deixar o Brasil e fechar as portas?

A resposta é não. Até o momento não há qualquer anúncio por parte da empresa de que ela vá deixar o Brasil. A Volkswagen está, de fato, enfrentando uma crise (o que iremos aprofundar mais para frente), mas não falou em fechar definitivamente as fábricas em São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais. Essa informação é falsa.

A Globo noticiou isso?

A Globo, no Jornal da Globo, não fala em nenhum momento sobre a montadora deixar o Brasil. Veja o que é dito no trecho que foi cortado no vídeo que está circulando online:

A Volkswagen decidiu suspender a fabricação de carros no Brasil. A medida atinge as fábricas de São Bernardo Taubaté e São José dos Pinhais. O motivo apresentado foi a estagnação do mercado. A decisão vem semanas depois do anúncio de incentivos do governo pra baratear cargos e aumentar as vendas

A matéria completa, que pode ser vista aqui, não fala em nenhum momento sobre “fechamento definitivo da empresa”.

O que está ocorrendo com a Volkswagen?

A matéria da Globo dá um spoiler sobre isso, mas aprofundando, o que está ocorrendo é o seguinte: o fato de o mercado de carros novos estar estagnado (apesar do incentivo do governo, o preço dos carros ainda está proibitivo) fez com que a empresa acumulasse carros no pátio e não vendesse.

Para aguardar o escoamento da produção, a linha de montagem das fábricas passou por paralisações. Esta matéria aponta que os funcionários de São Bernardo do Campo tiveram 10 dias de férias coletivas, a de Taubaté estão de folga até 30 de junho e os trabalhadores de São José dos Pinhais estão com o contrato suspenso sem previsão de volta. A fábrica da empresa localizada em São Carlos está em funcionamento normal.

Resumindo: há, sim, uma crise na Volkswagen, mas é falso que a empresa fechou as fábricas definitivamente e vai deixar o Brasil. Alguém pegou uma notícia real e “aumentou um ponto no conto”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99275-5610.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm