Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Toyota e Amazon fecham fábricas e anunciam que vão sair do Brasil #boato

Toyota e Amazon fecham fábricas e anunciam que vão sair do Brasil #boato

Toyota e Amazon fecharam fábricas e saíram do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por causa do governo Lula, a Toyota e a Amazon anunciaram que fecharam suas fábricas e vão deixar o Brasil. “Faz o L”.

Manifestações golpistas à parte, parece que as pessoas que não nutrem simpatia por Lula já estão achando um novo tipo de fake news para viralizar (pode se preparar porque vai ser tendência): das empresas que “fecharam” por causa de Lula. Hoje, vamos desmentir o caso de duas delas.

Circulam na internet mensagens que apontam que a Toyota e a Amazon decidiram deixar o Brasil e fechar fábricas no país por causa de Lula. Também são citadas as “perdas de emprego” por conta da decisão. Leia algumas das mensagens postadas em redes sociais:

Versão 1: Toyota e Amazon dizendo adeus ao Brasil! Mais 12.000 empregos diretos e indiretos indo para o inferno! Faz o L porra! Versão 2: TOYOTA FECHA AS PORTAS TOYOTA ANUNCIA FECHAMENTO DE DE FÁBRICA NO ABC PAULISTA MAIS EMPRESAS DEVEM SAIR DO BRASIL DEVIDO A ECONOMIA INCERTA NO PAÍS URGENTE

Toyota e Amazon fecharam fábricas e saíram do Brasil?

Mensagens como essas, entre outras versões, se espalharam com todas as forças na internet. Só há um detalhe: é falsa a informação que aponta que a Toyota e a Amazon estão deixando o país.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não é de hoje que fake news desta natureza circulam na internet. No início da pandemia, momento em que Bolsonaro falava sobre “mortes de CNPJ”, o que não faltou foi fake news sobre “empresas que faliram”. Há exemplos aqui, aqui e aqui.

Ao analisar o caso, descobrimos que as mensagens (que, por sinal, têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis) não procedem. Vamos falar caso a caso.

Sobre a Toyota: a mensagem que está circulando na internet é baseada em uma notícia que aponta para o fechamento de uma fábrica da montadora em São Bernardo do Campo. Detalhe: o anúncio do fechamento ocorreu em 2022 e não significava a saída do país. A produção vai para fábricas de Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba.

Sobre a Amazon: recentemente, a empresa anunciou a demissão em massa de 18 mil funcionários. Porém, não significa que a empresa vai sair do Brasil. Não há qualquer anúncio sobre a empresa deixar o mercado do país.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Toyota e a Amazon vão deixar o Brasil e fechar fábricas no país. O que é a distorção de notícias reais a fim de manipular politicamente as pessoas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: