Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vítória, de três anos, foi sequestrada na Praça da Sé em São Paulo e está desaparecida #boato

Vítória, de três anos, foi sequestrada na Praça da Sé em São Paulo e está desaparecida #boato

Vítória, de três anos, foi sequestrada na Praça da Sé em São Paulo e está desaparecida, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Descobriram que a menina Vitória de três anos foi sequestrada na Praça da Sé em São Paulo e está desaparecida. Compartilhe o número de telefone da mãe.

Uma das coisas que mais chama atenção na internet são casos de crianças desaparecidas. O grande problema é que, em alguns casos, o anúncio de desaparecimento “perde a validade” e vira fake news.

Uma das últimas histórias que está circulando online aponta que uma menina chamada Vitória foi sequestrada na Praça da Sé em São Paulo e estaria desaparecida. Leia a mensagem que circula junto à foto em questão:

Repassando: URGENTE- CRIANÇA ROUBADA Vitória, três aninhos foi sequestrada da avó na praça da sé, família está desesperada hoje está fazendo três dias. Os primeiros dias são importantíssimos para localizarmos com vida, ajude compartilhar o máximo possível essa foto, essa família está sofrendo muito se alguém tiver visto algo , se tiver alguma notícia ligue para (telefone) mãe dela. Quando você cuida da dor do outro, Deus cuida da sua. Deus abençoe

Vítória, de três anos, foi sequestrada na Praça da Sé em São Paulo e está desaparecida?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Apesar de a história estar circulando com força agora em janeiro de 2023, é falsa a informação que aponta que a menina Vitória foi sequestrada e está desaparecida. Na realidade, é um post que, no mínimo, ficou desatualizado.

A mensagem e o histórico de fake news já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam são vagos (com direito a falta de referência de data), alarmistas, têm erros de português e não citam nenhuma fonte confiável que confirme a informação em questão.

Para piorar, não é de hoje que o Boatos.org desmente fake news sobre crianças que estariam desaparecidas. Só para citar alguns exemplos, já desmentimos os casos da menina Victoria de Alto Paraíso, da menina Pietra da praia do Engenho e da menina “do Jardim Alvorada”.

Não demorou muito para descobrirmos uma coisa. Essa postagem sobre o sumiço da Vitória na Praça da Sé circula na internet desde dezembro de 2021 e já na época há postagens de que a menina havia sido encontrada. Ou seja: além de o post ser antigo, já há uma solução sobre ele.

É importante citar que não encontramos nenhuma informação em fonte confiável sobre uma menina desaparecida recentemente neste local com este nome. Ou seja: pegaram um post antigo, reviveram e saíram espalhando por aí.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a menina Vitória de três anos desapareceu na Praça da Sé em janeiro de 2023. Trata-se de uma postagem antiga que já teve resolução e, mesmo assim, continuou circulando.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso