Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Victoria de 11 anos está desaparecida após entrar em carro de Alto Paraíso #boato

Victoria de 11 anos está desaparecida após entrar em carro de Alto Paraíso #boato

Victoria de 11 anos está desaparecida após entrar em carro de Alto Paraíso, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por favor, compartilhe a foto da menina Victória de 11 anos. Ela está desaparecida desde que entrou em um carro em Alto Paraíso.

Já falamos inúmeras vezes aqui no Boatos.org que muitas das fake news que aparecem na internet acabam viralizando por conta da boa vontade das pessoas. É também o caso da história de hoje, que aponta para uma menina chamada Victoria que estaria desaparecida.

Uma mensagem que está circulando em redes sociais (como o Twitter e Facebook) e pelo WhatsApp aponta que Victoria teria 11 anos e teria sumido após entrar em um carro em Alto Paraíso (no texto não há referência do estado que teria acontecido o ocorrido). Leia o texto que circula por aí e é acompanhado de uma foto (que não iremos exibir aqui):

Versão 1: Pelo amor de Deus estou implorando, não consigo mais dormir sem saber onde está minha filha, não custa nada compartilhar em grupos e no seu face, se fosse sua filha, você estaria aqui no meu lugar agora e eu te ajudaria porque sei a dor que estou sentindo a Victoria só tem 11 anos, foi vista pela última vez no dia de ontem, entrando dentro de um carro em Alto Paraíso. Toda família está desesperada, passaram a madrugada procurando, ninguém dorme, o pai está em prantos. Peço encarecidamente que todos repassem essa foto, em perfil, e grupos de Facebook, os primeiros dias são importantíssimos para localizarmos a Victoria com vida. Quando você cuida da dor do outro, Deus cuida da sua. Qualquer novidade posto aqui na página.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: A Victoria só tem 11 anos, foi vista pela última vez no dia de ontem, entrando dentro de um carro em Alto Paraíso. Toda família está desesperada, passaram a madrugada procurando, ninguém dorme, o pai está em prantos. Peço encarecidamente que todos repassem essa foto, em perfil, e grupos de Facebook, os primeiros dias são importantíssimos para localizarmos a Victoria com vida. Quando você cuida da dor do outro, Deus cuida da sua. Qualquer novidade posto aqui no perfil Me adiciona

Victoria de 11 anos está desaparecida após entrar em carro de Alto Paraíso?

Um pedido tão apelativo como esse iria, sem dúvidas, se espalhar com todas as forças na internet. Só há um detalhe: assim como em tantos outros casos, a história em questão não só é antiga como se trata de um caso que já foi resolvido.

O histórico deste tipo de enredo já nos chama muita atenção. Dado o caráter vago e apelativo da mensagem (que carrega outras características de fake news como os erros de português, o pedido de compartilhamento e a falta de citação de fontes confiáveis), o pedido acaba viralizando.

Isso não chega a ser ruim, dado que ajuda na solução do problema (no caso, a criança ser encontrada). Porém, a falta de atualização do caso suscita outro problema: mesmo com a questão resolvida, a mensagem anunciando o desaparecimento continua circulando.

Não foram poucas as vezes que o Boatos.org desmentiu esse tipo de pedido “vencido”. Teve o caso da “Ana Clara”, da “Laura Sita”, da “menina do Jardim Alvorada”, da “Anna Laura” e de tantos outros.

Assim como nos casos citados, a história da Victoria é similar. Ao fazer uma busca reversa sobre o caso, vimos que a menina desapareceu em agosto de 2021. Em um dia, as redes sociais já tinham o anúncio de que ela já havia sido encontrada. De acordo com informações da época, o caso ocorreu na cidade de Alto Paraíso de Goiás.

Ou seja: todas as postagens posteriores a agosto de 2022 (inclusive as que estão sendo compartilhadas em março de 2022) são desatualizadas. A menina Victoria chegou a estar desaparecida, mas o caso em questão foi resolvido em agosto de 2021.

Resumindo: se você vir uma notícia que aponta que há uma menina chamada Victoria que está desaparecida após entrar em um carro em Alto Paraíso de Goiás, não acredite. A história que está circulando por aí é antiga e referente a um caso que já foi solucionado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso