Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra pássaros dançando nos céus de Belém Brejo da Cruz, na Paraíba (Brasil) #boato

Vídeo mostra pássaros dançando nos céus de Belém Brejo da Cruz, na Paraíba (Brasil) #boato

Vídeo mostrou pássaros dançando nos céus de Belém Brejo da Cruz, na Paraíba (Brasil), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Revoada de pássaros Arribaçãs nos céus de Belém Brejo da Cruz (PB) chama a atenção do público e gera espetáculo. Vídeo mostra tudo.

Há quem diga (e, particularmente, preciso concordar): a natureza é realmente incrível! Seja pelas cores, pela flora ou fauna, pelos processos de crescimento, pelas mudanças ocasionadas por conta das estações do ano. Enfim, certas coisas nos saltam aos olhos.

Uma delas é o próprio comportamento animal. Podemos citar a regeneração das tarântulas ou a mudança de cor dos perus, que alternam a coloração da cabeça de acordo com o seu humor, e também as abelhas que (pasmem!) nunca dormem.

E, de acordo com uma publicação que vem ganhando destaque na internet, dessa vez, foram os pássaros que chamaram a atenção. Segundo o vídeo que acompanha a mensagem, um bando de Arribaçãs (também conhecidos como Avoantes) teria dado um verdadeiro espetáculo nos céus de Belém Brejo da Cruz, no sertão da Paraíba. As imagens mostram uma espécie de voo sincronizado que mais parece uma dança perfeitamente coreografada. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O espetáculo foi registrado em Belém do Brejo da Cruz , Alto sertão da Paraíba, e as imagens são de encher os olhos pela simplicidade e beleza . Trata-se de uma revoada de Arribaçãs (conhecida também como Avoante) uma pomba muito comum no sertão em certa época do ano.

Vídeo mostrou pássaros dançando nos céus de Belém Brejo da Cruz, na Paraíba (Brasil)?

As imagens são realmente impressionantes e a revoada mostra um verdadeiro espetáculo nos céus. O vídeo, claro, viralizou e encantou muitos usuários. Mas será que a dança dos pássaros nos céus realmente aconteceu em terras tupiniquins? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Ao olhar a mensagem, logo ficamos desconfiados. O texto até cita um local, mas fora isso, é completamente vago (não diz quando o fato ocorreu, por exemplo). Além disso, é alarmista e não cita fontes confiáveis. Dessa forma, a publicação apresenta diversas características de boatos online.

Vale ressaltar que a internet possui um vasto histórico de vídeos reais retirados de contexto. A equipe do Boatos.org já desmentiu vários deles, recentemente o caso de Fernanda Costa, ativista do PSOL, que teria destratado uma mendiga. Também a história da bailarina de 73 anos que, supostamente, teria dançado com o neto em uma apresentação. E, por fim, o vídeo que mostraria Lula e Glenn Greenwald combinando uma reportagem para o site The Intercept.

Resolvemos, então, tentar buscar por mais informações sobre o ocorrido, mas não encontramos nenhuma notícia local sobre o fato e muito menos outras versões do vídeo. Era de se imaginar que, dado ao caráter curioso, o ‘espetáculo’ fosse filmado de outros ângulos.

Ao buscar pela origem do vídeo, constatamos que, de fato, a ‘dança dos pássaros’ ocorreu. Porém, não tem nada a ver com Brasil, Paraíba ou Belém Brejo da Cruz. As imagens foram registradas, em março de 2018, na cidade de Baramati, na Índia. Os pássaros, na verdade, tratam-se de aves migratórias da Europa que, anualmente, passam pelo local e fazem a performance.

Em resumo: a história que diz que uma revoada de Arribaçãs (Avoantes) deu um espetáculo nos céus de Belém Brejo da Cruz (PB) é falsa! O vídeo, na realidade, é verdadeiro, mas não tem nada a ver com o Brasil. As imagens são antigas (de março de 2018) e foram feitas na Índia. Além disso, o vídeo não mostra Arribaçãs. As aves, na realidade, são pássaros migratórios vindos da Europa. Ou seja, a história não passa de boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.