Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra PM da Bahia pedindo a renúncia de Rui Costa em protesto #boato

Vídeo mostra PM da Bahia pedindo a renúncia de Rui Costa em protesto #boato

Vídeo mostra PM da Bahia pedindo a renúncia de Rui Costa em protesto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um grande grupo de membros da Polícia Militar da Bahia aparece, em vídeo, marchando rumo e fazendo manifestação e pedindo a renúncia do governador Rui Costa.

No dia 28 de março de 2021, o policial militar Wesley Soares Goés foi morto pela PM de Salvador (BA), após ter um possível surto psicótico e atirar contra os colegas da corporação. Na oportunidade, testemunhas relatam que o policial militar saiu de Itacaré (BA) em direção ao Farol da Barra, em Salvador (BA), onde jogou cadeiras e isopores de banhistas.

Ainda segundo as testemunhas, Wesley estava com o rosto pintado com as cores da bandeira do Brasil e bastante abalado. Após o ocorrido, diversas personalidades influentes e até políticos tentaram incentivar a PM a insurgir contra o governador do estado, Rui Costa.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a própria polícia do estado havia apontado que o governador Rui Costa (PT/BA) teria sido o responsável pela morte do policial. De acordo com o vídeo, a Polícia Militar da Bahia teria reagido à morte do soldado com uma grande marcha em direção ao Palácio do Estado pedindo a renúncia de Rui Costa. Confira as mensagens e o vídeo:

Vesão 1: “Na Bahia a PM marcha rumo ao Palácio do Governo…pedindo a renúncia do governador Rui Costa. “Não cumpriremos mais esse decreto absurdo”…. Diz  a PM”. Versão 2: “Na Bahia a PM marcha rumo ao Palácio do Governo… pedindo a cabeça do governador Rui Costa do PT que foi responsável pela morte do PM Wesley…”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vídeo mostra PM da Bahia pedindo a renúncia de Rui Costa em protesto?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, especialmente no Facebook, e acabou causando um enorme burburinho. Entretanto, a verdade é que a história não passa de balela.

Basta olhar para as publicações para perceber que elas apresentam diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias envolvendo falsas revoltas da polícia e do Exército contra os governos não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que policiais iriam fazer greve em repúdio ao STF e a soltura de André do Rap. Também a que indicava que o Exército e manifestantes teriam cercado o STF para prender os 11 ministros da corte e, por fim, a que apontava que policiais teriam invadido o Congresso e descoberto um golpe contra Bolsonaro.

Ao procurar pela informação de uma suposta insurreição contra o governador da Bahia Rui Costa, encontramos notícias de um pequena manifestação de policiais e comerciantes simpatizantes ao presidente Jair Bolsonaro, no dia 29 de março de 2021, após a morte do policial militar Wesley Goés. Entretanto, o ato foi bem mais discreto do que o descrito na história de hoje e reuniu poucas pessoas.

Foi aí que também resolvemos buscar por mais dados sobre o vídeo que acompanha a publicação. Depois de muita procura, descobrimos que as imagens não tem nada a ver com a Polícia Militar da Bahia.

O vídeo, na realidade, mostra a torcida da Gaviões da Fiel em direção a um jogo do Corinthians contra o Palmeiras. A ação é conhecida por Mar Negro da Gaviões da Fiel  e reúne diversos torcedores que marcham juntos até o local do jogo. As imagens foram publicadas no canal Hospício 1910, no dia 7 de setembro de 2015.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra a PM da Bahia em manifestação que pede a renúncia do governador Rui Costa é falsa! O vídeo usado na publicação, na verdade, não tem nada a ver com a polícia ou o contexto local. As imagens, na realidade, mostram o Mar Negro da torcida Gaviões da Fiel se dirigindo a um jogo entre Corinthians e Palmeiras, em 2015. Ou seja, a história não passa de boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy